JUDÔ - Comitê Olímpico convoca cinco campeões dos Jogos Escolares para Camping de Treinamento
29/03/2017 14:35 em Judô

Cinco estudantes-atletas paranaenses e um técnico foram convocados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para participar do II Camping de Treinamento de Judô Escolar, que será realizado no Rio de Janeiro. O evento é uma das atividades preparatórias da Seleção Brasileira de Judô Escolar. Entre 12 e 17 de julho, os atletas participarão de treinamentos teóricos e práticos com os técnicos da Confederação.

A Seleção Brasileira de Judô Escolar foi convocada por técnicos da CBJ durante os Jogos Escolares da Juventude 2016 – Etapas de 12 a 14 e 15 a 17 anos, promovidos pelo COB. Os cinco paranaenses chamdos foram campeões em suas categorias nos Jogos Escolares do Paraná no ano passado e representaram o Paraná nos jogos nacionais.

“No ano passado, pela primeira vez, nossos estudantes-atletas foram campeões nacionais dos Jogos Escolares da Juventude na etapa de 12 a 14 anos e vice-campeões na etapa de 15 a 17 anos. Isso demonstra a qualidade de nosso esporte escolar”, comentou o secretário do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício. “O Governo do Estado investe cerca de R$ 15 milhões por ano na realização dos Jogos Escolares do Paraná justamente por considerar o esporte fundamental na vida do cidadão desde a fase estudantil. Nossos atletas e o técnico convocados estão de parabéns”, concluiu. 

Entre os atletas que disputaram a etapa B, de 12 a 14 anos, foram chamados Arthur de Moraes Gomes Gottheiner, da Escola Criarte, de Maringá; Thales Henrique Bueno Alves, do Colégio Evangelium, de Curitiba; e Bruna Kauana Paranhos Nascimento, da Escola Estadual Elvira Balani dos Santos, também de Maringá.

Os atletas de 15 a 17 anos (etapa A) convocados foram Bruna Flores Bereza, do Colégio Estadual Tatuquara; e Lucas Henrique Silva Lemanczuk, do Colégio Stella Maris, ambos de Curitiba. Hélio Ney Prado Fabri, do Colégio Bom Jesus, foi o técnico chamado para o Camping.

“Minha meta para este ano é ir para o campeonato mundial e ser campeão da seletiva nacional da base”, comenta Lucas, que comemorou a convocação. “Eu achei muito bom para somar aos meus treinos diários, e creio que fará diferença nas próximas competições”, conclui. O atleta, que está na Alemanha disputando o International Masters Bremen de Judô, foi campeão dos Jogos Escolares do Paraná 2016 na categoria leve, até 66 kg.

Lucas, Thales e Bruna Bereza foram bolsistas do Talento Olímpico do Paraná – TOP, programa do Governo do Estado, mantido com recursos da Copel, que concede auxílio financeiro a 1.600 atletas que se destacam em suas modalidades, em todas as fases da carreira. 
(Paulo Galvez da Silva/SEET)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!