Offline
Convênio firmado para implantação do Centro de Excelência de Handebol
24/04/2018 08:34 em Handebol

O vice-prefeito Edson Scabora e o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Baesso, assinaram na manhã desta segunda-feira (23) no auditório da Reitoria da UEM, o termo de cooperação para implantação do Centro de Excelência Regional de Handebol (CERHand).

 

O convênio prevê a disponibilidade da infraestrutura do Departamento de Educação Física da UEM para desenvolver, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SESP), ações conjuntas nas áreas de extensão, pesquisa, ensino e aprimoramento de atletas na prática sistematizada da modalidade Handebol.

 

Depois de ficar com as obras paralisadas por sete anos, no ano passado o ginásio do Centro de Excelência Regional de Handebol (CERHand) ganhou um novo impulso em sua construção no campus da Universidade Estadual de Maringá.

 

Os projetos da entidade também obtiveram novos parceiros na proposta de integração e interação entre a Universidade e a sociedade por meio da prática do Handebol.

 

Turismo esportivo

No ato de assinatura do convênio o vice-prefeito Edson Scabora destacou que, além de ser consolidada como uma cidade campeã no esporte amador, Maringá também pode se tornar uma cidade cada vez mais turística em função da prática esportiva.

 

“O turismo e o esporte sempre caminharam juntos. E um centro de excelência como este, fará de Maringá uma cidade ainda mais atraente e visitada também por ser referência em prática esportiva”, analisou.

 

O secretário de Esportes e Lazer, Valmir Fassina, explicou que as razões do projeto têm como base “fomentar, estruturar e organizar a modalidade Handebol desde a formação escolar até o alto rendimento dos atletas”.

 

Para o professor de Educação Física da UEM e coordenador do projeto, Dourivaldo Teixeira, a parceria é fundamental para o desenvolvimento do Handebol não só para Maringá como para toda a região metropolitana.

 

“O termo de cooperação prevê também algumas formas de aumentar o número de participantes por meio de parceria entre entidades e instituições envolvidas na busca por novas escolas estaduais, municipais e da rede privada para dinamização do projeto. O que se pretende é oferecer formação ampla e geral para o maior número possível de atletas”, disse.

 

Formação e aprimoramento

O Centro de Excelência Regional de Handebol em Maringá e Região Metropolitana foi criado com o objetivo de utilizar as estruturas das prefeituras municipais (centros esportivos e escolas municipais), das escolas da rede pública estadual, clubes, associações e organizações não-governamentais, por meio da implantação de polos de estimulação, aprendizagem, prática e aperfeiçoamento, especialização e treinamento e manutenção na modalidade Handebol para crianças, jovens e adultos.

 

O espaço esportivo de 3 mil m² está sendo construído no campus da UEM com recursos federais da Lei de Incentivo ao Esporte e vai contar com quadra oficial e estrutura para alto rendimento, refeitório, alojamento, sala de musculação e laboratório de fisiologia acadêmica e científica.

 

“A UEM e Maringá poderão ganhar muito com a implantação do CERHand. O espaço físico e as estruturas, aliados ao material humano disponível, oferecem as condições ideais para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. É uma oportunidade que os jovens terão para aprimorarem seu talento e se tornarem campeões na modalidade”, enfatizou. 

 

A assinatura do termo de cooperação teve também a presença e participação do presidente em exercício da Câmara Municipal de Maringá, vereador Mário Verri, e do vice reitor da UEM, professor Júlio César Damasceno, além de diretores da Sesp, integrantes do Departamento de Educação Física da UEM, atletas e dirigentes de clubes e associações de Handebol de Maringá, Sarandi e Marialva.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!