Talento Olímpico do Estado do Paraná abre inscrições para edição 2018
07/05/2018 21:27 em Outros Esportes

 

 

Nesta segunda-feira (7), a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná - SEET e o Talento Olímpico do Paraná - TOP 2020 deram início às inscrições para a 7ª edição do programa. Os atletas e técnicos interessados devem acessar o site top2020.uel.br para realizar suas inscrições. O prazo vai até as 23h59 do dia 21 de maio de 2018, conforme o cronograma de execução do projeto.

 

 

 

Renomeado desde o ano passado como TOP 2020, tendo como foco o ciclo olímpico e paralímpico, o projeto já se consolidou como o maior programa, a nível estadual, de incentivo ao esporte do Brasil. Em suas seis edições anteriores, atendeu quase 7.000 atletas e técnicos com um investimento de quase R$ 25 milhões. Este ano serão mais R$ 4,75 milhões, de patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia, a Copel, ofertando 1.600 vagas divididas em 62 modalidades, sendo 24 delas paralímpicas. 

 

 

 

"Este programa, em sua sétima edição consecutiva, é um exemplo da solidez e da qualidade do trabalho desenvolvido no Paraná ao longo dos últimos anos. Será o segundo ciclo olímpico e paralímpico em que atenderemos esportistas de todo o Estado. E gostaria de destacar principalmente as bolsas dedicadas aos jovens atletas estudantes de nossa rede estadual de ensino. Esse é o grande legado do TOP: ajudar a formar melhor nossos estudantes. Se queremos um Paraná melhor, precisamos de paranaenses cada vez melhores”, destacou a governadora Cida Borghetti.

 

A parceria da Copel foi ressaltada por Diego Gurgacz, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte - IPCE, entidade vinculada à SEET e executora do programa TOP 2020: "Todo esse sucesso alcançado tem a participação fundamental dessa empresa que é a grande incentivadora do esporte paranaense.. A Copel é nossa parceira desde a primeira edição, em 2011, sendo agora a patrocinadora exclusiva do TOP".

 

Evolução - Pensando sempre em consagrar os sucessos já obtidos em edições anteriores, em 2018 o programa segue com o objetivo de preparar os talentos esportivos do estado para a disputa dos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que serão realizados em 2020. Para isso, o atendimento com bolsas continuará sendo ofertado tanto para atletas e técnicos já consagrados, quanto para jovens promessas com potencial para, no futuro próximo, obterem resultados em âmbito nacional e internacional. Portanto, um dos destaques do regulamento em 2018 é o fato da garantia de bolsas da categoria TOP Formador para os campeões dos Jogos Escolares do Paraná - JEPS - Etapa 12 a 14 anos.

 

 

 

Vale lembrar também que o crescimento entre ciclos foi significativo. Em 2012, na disputa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, o programa contou com seis representantes (quatro atletas e dois técnicos). Números ultrapassados e muito para os Jogos Rio 2016, quando o TOP contou com 32 atletas e dois técnicos defendendo o Paraná nas disputas no Rio de Janeiro. 

 

"Todo ano é um novo desafio que abraçamos com muita dedicação, porque o TOP é um projeto fascinante. Cada novo período de inscrição chega com a certeza de que o Governo do Paraná acredita no esporte como uma ferramenta de melhoria para a nossa sociedade, investe e confia em nossos atletas, cada vez mais comprometidos, e trabalha para criar um legado duradouro por mais um ciclo olímpico e paralímpico", disse a coordenadora do TOP 2020, Denise Golfieri.

 

Bolsas já definidas - Algumas categorias já preveem bolsas para determinados atletas e técnicos (desde que suas inscrições respeitem todos os critérios do regulamento atual). Essas listagens, que contemplam na categoria TOP Formador os campeões dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), etapa 12 a 14 anos, e os integrantes das categorias TOP Internacional Embaixador e TOP Medalhista Embaixador, foram divulgadas em NOTA OFICIAL.

 

 

 

Todas as informações e detalhes você confere no REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA TOP 2020 - Edição 2018. Leia com atenção antes de efetuar a sua inscrição. 

 

 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do  FALE CONOSCO no site das inscrições, pelo e-mail talentoolimpico@seet.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3361-7741 / 7742 / 7709 / 7743 / 7754 / 7762

 

Para mais informações do programa, os interessados devem ficar atentos às publicações no site da SEET - esporte.pr.gov.br – e às redes sociais: facebook.com/seetparana e facebook.com/TOP2020PR.

 

 

 

Talento Olímpico do Paraná - TOP 2020 é uma realização do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo - SEET, Instituto Paranaense de Ciência do Esporte - IPCE e tem o patrocínio exclusivo da Copel.

 

(Bruna Mazanek e Beto Pacheco)

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!