JEPs - Floraí abre a fase regional
28/05/2016 14:42 em Jogos Escolares

A população de Floraí mostrou mais uma vez a sua força ou melhor o seu apoio ao esporte local e do Paraná na abertura da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) que aconteceu na noite desta sexta-feira (27) no ginásio de esportes Urbano Pedroni, em Floraí. O público prestigiou a abertura do evento, organizado pela Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, e apoio da prefeitura do município de Floraí.

 

A solenidade contou com a presença de vereadores e autoridades locais, prefeitos da região, prefeito Fausto Eduardo Herradon, de Santa Fé, chefe do Escritório Regional da Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná em Maringá (ERET), Luciano Pozza, Agnaldo Baldo, coordenador técnico do ERET/Maringá, e da chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa.

 

O cerimonial de abertura, como ponto forte, teve o desfile das escolas e colégios do NRE de Maringá, que vão se enfrentar valendo vaga à fase macrorregional, hasteamento de bandeiras – Brasil, Paraná e Floraí -, acendimento do fogo simbólico e juramento do atleta.

 

 

Em seu discurso Luciano Pozza, do ERET/Maringá, lembrou que em 1983, conheceu um atleta esforçado, e que o levou para residir em sua casa. Esse atleta foi morar em Maringá, conseguiu evoluir e que também conquistou  medalha de bronze mais importante do esporte.  Medalha com valor bem mais significativo que a própria medalha de ouro. Pela grande mídia que divulgou a conquista e que comoveu o mundo quando o atleta brasileiro foi atrapalhado próximo ao fim da prova, nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Ele se referia ao brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que também disputou competições do governo do Paraná.

 

A chefe do NRE/Maringá, Maria Inês, valorizou a competição, demonstrou contentamento pelo fato de Floraí sediar a competição que, destacou ela, revelou vários atletas para o esporte brasileiro. Segundo Inês, “o esporte, além de formador do caráter, ele colabora para que a relação entre as pessoas seja melhor”, frisou.

 

O prefeito Fausto Eduardo Herradon, agradeceu a presença dos vereadores, autoridades, da chefe do NRE/Maringá, do chefe do ERET, lembrou das cobranças de Agnaldo Baldo, na questão organizacional, para que o evento ocorra dentro de uma normalidade absoluta e, na sequência, anunciou a abertura da fase regional dos JEPs em Floraí.

 

Logo após, a competição começou oficialmente com o primeiro jogo de handebol feminino da Classe B (12 e 14 anos), que teve vitória da equipe da casa, a Escola Honório Fagan, que derrotou o Colégio Benoil F. M. Boska, de Ourizona, por 18 a 8.

 

Os JEPs de Floraí têm 1.983 pessoas, entre dirigentes esportivos e atletas. Os jogos que se iniciaram nesta sexta se estendem até a próxima quinta-feira no município, com a participação de atletas-estudantes de 41 escolas e colégios do NRE de Maringá.

 

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.

 

 

VEJA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. www.facebook.com/jogosescolares75anos 

COM/JEPS 2016

 

Orlando Gonzalez
(44) 9903-6304
orlandogonzalez@radiomaringa.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!