Offline
FUTSAL - Copagril realiza avaliações para otimizar performance
28/06/2016 09:56 em Futsal - Liga Nacional

 

Copagril

Aproveitando a passagem pela cidade de Erechim (RS), na semana passada, em virtude do duelo contra o Atlântico pela Liga Nacional de Futsal, a equipe da Copagril/Sempre Vida/Sicredi realizou avaliações FMS (Functional Movement Screen) com uma equipe formada por três profissionais de Educação Física, todos graduados na URI e com certificação internacional FMS – Nível 1, além de possuírem certificação na metodologia Core 360º – Treinamento Funcional.

 

Eduardo Lettari Echer, Lucas Constante de Araújo e Rodrigo Pedroso Ferraro realizaram as avaliações no hotel onde a equipe rondonense estava concentrada, com a presença do preparador físico da Copagril Futsal, Harrison Muzzy e do fisioterapeuta Tiago Duarte, que posteriormente receberam os laudos contendo os resultados.

 

A partir destes resultados, os profissionais da Copagril irão traçar uma linha de ação visando efetuar correções nos padrões de movimentos e desequilíbrios encontrados em alguns atletas.

 

Triagem

A Avaliação Funcional do Movimento (tradução da sigla FMS) realiza uma triagem a partir de sete testes de movimento que exigem equilíbrio entre mobilidade e estabilidade, tornando perceptíveis as debilidades, desequilíbrios, assimetrias ou limitações do avaliado.

 

Conclui-se que pessoas/atletas que obtêm uma baixa pontuação na avaliação estão utilizando-se de padrões de movimento compensatórios, executando movimentos inadequados e contribuindo para alguma lesão futura.

 

Deste modo, o método identificará as disfunções corporais dos seus avaliados e, a partir dos resultados obtidos nos testes, estabelecerá um laudo conclusivo a fim de evitar possíveis lesões.

 

Metodologia

Os criadores da metodologia defendem que o corpo deve ser avaliado como um todo, estando interligado, como se fosse uma corrente, em que seu elo mais fraco pode prejudicar todo o restante.

 

O FMS é método de avaliação criado em 1995, nos Estados Unidos, por Gray Cook e Lee Burton. Atualmente é utilizado mundialmente em diversas modalidades esportivas e por equipes mundialmente consagradas como o Green Bay Packers e o San Francisco 49ers, ambas da NFL – Futebol Americano.

 

A equipe de avaliadores poderá realizar avaliações individuais ou de uma equipe em qualquer cidade do Brasil e para qualquer modalidade esportiva. (Copagril)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!