JOGOS - Abertura da etapa inicial dos Jogos da Comcam com casa cheia
02/07/2016 15:58 em Outros Esportes

Com casa cheia. Foi assim que o Município de Nova Cantu abriu, na noite de sexta-feira, a primeira etapa dos 1º Jogos da Integração da Comcam, o JOCAM, no Ginásio de Esportes Flávio Mariot. O evento contou com a presença do Secretário do Esporte e Turismo do Estado do Paraná e Deputado Estadual Douglas Fabrício; do presidente da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), Cláudio Gottardo; e do prefeito anfitrião, Airton Agnolin.

 

Apresentações culturais do Grupo Sou Arte (Campo Mourão), da Escola Especial Maria Neusa Maria Pereira, de alunos de diversas escolas da cidade e de João Otávio da Luz, astro do futebol freestyle, além da apresentação da dupla sertaneja Felipe e Lele; foram as atrações, assim como os atletas e o público presente. Em torno de 1.000 atletas e dirigentes estão na disputa. A população de todas estas cidades soma um número de mais de 300 mil habitantes.

 

Após a entrada das delegações, dois momentos emocionantes, que foram a passagem e o acendimento da pira olímpica; e o juramento do atleta. O prefeito de Nova Cantu destacou sua satisfação em receber a primeira etapa desta competição regional, agradecendo também aos investimentos do governo estadual na cidade.

 

“Este momento é especial para nós, sediar a primeira etapa dos Jogos de Integração da Comcam. Isto também fortalecerá nosso esporte, de alguma forma e trará uma visibilidade ainda maior ao município, e sou muito grato também ao Secretário Douglas Fabricio por esta disputa e outros benefícios que tem trazido na área esportiva para o seu município”. Também agradeceu ao empenho e trabalho de sua equipe e deu as boas vindas aos participantes.

 

O Secretário Douglas Fabricio cumprimentou a todos os participantes, as autoridades locais e destacou a integração regional que será promovida pelos Jogos de Integração da Comcam.

 

“Temos várias competições oficiais acontecendo no nosso Estado do Paraná durante este ano de 2016, e aproveitando a realização dos Jogos Olímpicos em nosso país, neste ano, com certeza é muito mais que especial para nós estarmos propiciando a comunidade esportiva da região uma competição tão importante e marcante como esta”, concluiu Douglas.

 

O governador Beto Richa valorizou, em pronunciamento, a integração regional dos municípios e todos seus habitantes por meio desta competição. "É mais uma ação de nossa Secretaria, de acordo com o plano de Esportes traçado pelo nosso governo, visando integrar todos os paranaenses. Tenho certeza de que os Jogos da Integração são de fundamental importância não só para o esporte, mas, como os outros eventos esportivos que patrocinamos, para consolidar o desenvolvimento social em nosso Estado”.

 

Pioneiro no Esporte

Na abertura da disputa, presença marcante de Reni Valdir Vendramin, de 82 anos, que aos seus 20 anos de idade chegou à Nova Cantu, “abrindo picadas”. Ele foi o pioneiro do esporte na cidade, fundando o primeiro time de futebol, o Esporte Clube Cantu.

 

 

“Vim de Concórdia, no Estado de Santa Catarina, cheguei nesta cidade e vivemos todo o pioneirismo, e aqui criei meus filhos, netos, bisnetos, enfim, formei minha família e tive uma história no esporte”, ressalta Reni, que lembra ainda de uma vitória, lá pelo ano de 1968, do glorioso Esporte Clube Cantu sobre a equipe do Grêmio Maringá, time poderoso naquele período, por 2 a 1, em um amistoso realizado em Nova Cantu. O município foi fundado no dia 29 de novembro de 1963 e comemora 53 anos neste ano de 2016.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!