JOGOS DA COMCAM - Ubiratã fica com o título na bocha caipira
03/07/2016 18:36 em Outros Esportes

Depois de uma vitória por 2 a 0 sobre Mamborê, na manhã deste domingo (3), no Comunidade Assentamento Santo Reis, Ubiratã ficou com o título da Bocha Caipira da etapa inicial dos 1º Jogos de Integração da Comcam (JOCAM), promovidos pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, do secretário e deputado Douglas Fabrício.

 

Os primeiros jogos foram as semifinais, onde Mamborê venceu Nova Cantu por 2 a 0 e Ubiratã derrotou Quarto Centenário também por 2 a 0.

 

Na disputa pelo terceiro lugar, Quarto Centenário foi melhor, derrotou os donos da casa (Nova Cantu), também por 2 a 0 e levaram a terceira colocação.

 

No jogo final deu Ubiratã, que derrotou Mamborê por 2 a 0 e levou o primeiro título da bocha caipira da competição para a sua casa. Os atletas campeões foram Leonildo Cerem, Walter Larry Colombo, José Aparecido Palma Luizetti e Sérgio Batista.

 

No final, o atleta ubiratanense Leonildo Cerem destacava a conquista e a importância da valorização da bocha caipira. “Temos a consciência que este esporte, a bocha caipira, já não é mais praticado. Poucas pessoas de idade seguem na bocha caipira e os mais novos não jogam. Portanto, além da boa prática esportiva, tem também a confraternização entre os atletas, o que é de fundamental importância. Gostaria também de parabenizar e agradecer ao Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, por nos proporcionar esta oportunidade”, finaliza Cerem, que dedicou a conquista a todos os atletas, a toda a sua família, amigos e comunidade ubiratanense.

 

O local da disputa

O local da disputa foi um dos fatores mais interessantes. A Comunidade Assentamento Santo Reis existe há aproximadamente 27 anos, distante 8 quilômetros da sede do Município de Nova Cantu. São aproximadamente 500 alqueires, com 80 alqueires de reserva legal, onde moram 75 famílias, somando aproximadamente 300 pessoas. No local, tem os pequenos lotes, de aproximadamente seis alqueires cada um, tem a associação comunitária, com salão de baile e a cancha de bocha e tem também as igrejas, a católica e a luterana.

 

 

“Moro há 16 anos aqui, produzimos alimentos (soja, milho), e também trabalhamos com a pecuária leiteira. Temos, felizmente, um clima muito bom entre os moradores, e de perfeita harmonia”, lembra João Paiano, que afirmou se sentir muito feliz e honrado por receber a disputa desta competição em sua comunidade, satisfação que foi compartilhada entre todos os moradores locais, em especial com os atletas que moram no local e representaram Nova Cantu na disputa (Ilmo e Romildo). 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!