Offline
Semusp intensifica recape em bairros e moradores aprovam
22/02/2019 13:19 em Notícias de Maringá

Quatro frentes de trabalho iniciaram nesta semana o recape na Vila Operária, Parque Hortência 2, Jardim Tropical e distrito de Iguatemi. As empreiteiras contratadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) realizarão os serviços em mais de 33 mil metros quadrados e utilizarão 2,5 toneladas de C.B.U.Q (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

 

De acordo com o aposentado Irineu Broseli, 89, morador há mais de 30 anos da Vila Operária, as intervenções eram ansiosamente aguardadas. “Primeiro vi um recape próximo da minha rua, até ouvir os barulhos das máquinas em frente de minha casa. Desde que moro aqui, nunca tinha visto um recape, apenas tapa buraco”, disse.

 

O também morador do bairro, o pensionista Jairo Teodoro de Oliveira, 58, relatou que eram tantos buracos que os vizinhos preenchiam com tijolos e pedras. “Meus parentes desviavam de ruas esburacadas para chegar em minha casa. Os tapa buracos não resolviam e os buracos eram verdadeiras valetas que davam uma baita dor de cabeça para os moradores”, afirmou.

 

Nos últimos meses em convênio com Governo do Estado, a Semusp concluiu o recape de 222 mil m². Intervenções contemplaram as vias mais deterioradas dos conjuntos Champagnat e Itaparica, das zonas 6, 7 e 8, e dos jardins Alvorada, Alzira, Canadá, Everest, Higienópolis, Indaiá, Lucianópolis, Maravilha, Olímpico, Tropical e Parque Tuiuti.

 

Para as obras foram utilizadas mais de 16 mil toneladas de C.B.U.Q (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). No total serão recapeados 330.213 mil m² com um investimento de mais de R$ 8 milhões. O recape atingirá mais de 38 mil m² e seguirá para os jardins Brasil, Diamante, Campos Elísios, Parque Residencial Quebec e Loteamento Piatã.

 

A intensificação de recapes reduziu o número de solicitações pelos contribuintes. Se em 2017, o setor de Pavimentação da Semusp recebeu cerca de 1,2 mil pedidos de intervenções, em 2018 o número reduziu para pouco mais de 500.

 

Também em parceria com o Governo Estadual, a administração municipal recupera o Contorno Sul (Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti). Serão investidos mais de R$ 12,8 milhões para a recomposição e reparos profundos em 31.559,07 m², fresagem em 27.468,95 m² e recapeamento de pavimento em área de 164.720,00 m².

 

A Prefeitura atende ainda as estradas rurais. A rede conta com 75 estradas, somando cerca de 260 km. Além de recuperar e conservar as vias para um tráfego seguro, as intervenções visam garantir o escoamento agrícola. Além do transporte de estudantes e moradores, as ações visam garantir a safra de grãos e dos hortifrúti.

 

As intervenções contam com nivelamento da pista de tráfego com correções de buracos, valetas e demais imperfeições, reparos de drenagem e canaletas de escoamentos de água, recuperação de pontes e roçadas próximo a galerias. (Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!