JEJs - Paraná é campeão nacional
30/09/2016 11:37 em Jogos Escolares

Josi Schmidt

A delegação paranaense conquistou um feito inédito nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, ao encerrar a participação como campeã geral, somando 50 medalhas. Foram 20 ouros, 15 pratas e 15 bronzes nos confrontos de 13 modalidades em nove dias de competição. Das 50 medalhas conquistadas, 30 vieram de atletas bolsistas do Programa Talento Olímpico do Paraná.

As disputas encerraram com a conquista da medalha de ouro do Colégio Cecília Meireles, de Palotina, no voleibol feminino. Já as medalhas de bronze ficaram com as equipes do COC Semeador, de Foz do Iguaçu, no basquetebol feminino e o Neo Máster, de Ponta Grossa, no voleibol masculino.

O confronto final foi com o Colégio Fátima, do Distrito Federal, com vitória das palotinenses por 3 sets a 0 (25/12, 25/15 e 25/14), após 1h06min de jogo. Com a vitória, o Colégio Cecília Meireles garantiu o acesso à primeira divisão em 2017 para o voleibol paranaense.

Um dos destaques da equipe invicta na competição foi a levantadora Eloá Mainardi que relembrou a campanha do time em 2015 e a volta por cima neste ano. “No ano passado viemos com intuito de jogar bem, mas a equipe era muito nova e mesmo sabendo que tínhamos potencial, não demonstramos isso em quadra e acabamos rebaixando o voleibol para a segunda divisão. Este ano viemos com objetivo de colocar o Paraná onde ele nunca devia ter saído e treinamos muito para isso e mostramos que uma cidade pequena também pode ter um voleibol de qualidade”, comentou a atleta.

Na disputa pelo bronze, do voleibol masculino, a equipe ponta-grossense do Neo Máster fez uma grande partida e derrotou o Colégio Adonai, do Maranhão, por 3 sets a 0 (25/15, 25/12 e 25/20), em 1h20min de jogo.

O capitão e ponteiro, Lohan Ito Ferreira, fez uma grande partida e avaliou positivamente o desempenho do colégio no torneio. “Foi um bom jogo e uma boa participação. Nossas expectativas estavam bem altas, e apesar de não conquistar a primeira colocação esse resultado é satisfatório porque a gente já vem treinando há muito tempo e conquistar o bronze é realmente uma grande alegria.”

No basquetebol feminino mais uma conquista para o Paraná, desta vez com o Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, que derrotou o Instituto Metodista de Educação, do Rio Grande do Sul, por 37 a 17, em sua primeira participação nesta etapa de 12 a 14 anos. 

Para a o técnico Douglas Stapf Amancio, a participação da equipe estreante foi muito positiva. “Por ser nossa primeira vez aqui, então não sabíamos direito como funcionava, como eram as equipes e acabamos caindo em uma chave onde enfrentamos de cara o Rio de Janeiro, que acabou sendo o campeão. Vencemos duas partidas e contra São Paulo faltou experiência e acabamos sucumbindo. Já na disputa do terceiro lugar, fizemos um bom jogo, especialmente a partir do intervalo, alcançado nosso objetivo que era ficar entre os quatro e agora estamos voltando com uma medalha. Esperamos estar aqui no próximo ano novamente”, declarou Amancio.

Na disputa de bronze no futsal feminino o Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, de Foz do Iguaçu foi superado por 3 a 1 pelo Colégio Santa Madre, do Pará. 

Para o próximo ano, o handebol e voleibol feminino e o basquetebol e futsal, em ambos os naipes, disputarão o torneio na primeira divisão. Já o handebol, futsal e voleibol masculino estarão representando o Paraná na segunda divisão da etapa nacional, 12 a 14 anos.

Para a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon Moreira, a excelente e inédita campanha se deve a um conjunto de ações e pessoas comprometidas com o esporte escolar. “O Paraná desenvolve o melhor desporto escolar do país e devemos isso a um grande trabalho feito pelo Governo do Estado, através de aulas especializadas, projeto TOP Formador, aos clubes, as escolas, aos professores de educação física, aos técnicos e todas as pessoas que trabalham com essas crianças e que estiveram aqui representando dignamente o Paraná”, afirmou Tomadon, agradecendo e parabenizando a todos os envolvidos. “É um prazer imenso falar que somos campeões porque estamos perseguindo esse título há muito tempo e hoje chegamos lá. O Governo do Paraná, Secretaria de Educação e Secretaria do Esporte e do Turismo estão de parabéns por realizarem a etapa estadual com excelência na organização e na competição e o resultado é este, o estado número um no desporto escolar.”

O governador Beto Richa parabenizou a delegação paranaense para participação. “O Paraná continua mostrando seu valor ao país, com mais esta vitória conquistada em João Pessoa, ganhando o maior número de medalhas de ouro para escolares de 12 a 14 anos nos Jogos Escolares da Juventude. A escalada que tivemos nesta categoria, desde 2013 vice-campeões e agora campeões, é de emocionar qualquer um. Este é o prêmio por se acreditar e investir em esporte. Parabéns a todos os meninos e meninas que representaram nosso estado”.

O secretário do Esporte e do Turismo Douglas Fabrício, enfatizou a importância do esporte para a juventude e os frutos que esta conquista pode oferecer. “Fomos campeões pela primeira vez na história dos Jogos Escolares da Juventude. Este fato demonstra a constante dedicação do estado no esporte e no bem-estar de nossas crianças e adolescentes. Entendemos a importância do esporte no processo de formação. A vitória serve de exemplo e inspiração aos jovens, que estarão próximos da disciplina e distantes dos males da sociedade”.

TALENTO OLÍMPICO - Assim como nos anos anteriores, bolsistas do Programa Talento Olímpico do Paraná - programa do Governo do Estado com patrocínio da Copel que concede bolsas de auxílio a atletas em vários estágios da carreira - se destacaram no quadro de medalhas. Foram 30 conquistas. 

A ginasta Samara Sibin foi um dos destaques, com quatro medalhas de ouro. No badminton, Rafael Gustavo de Faria conquistou três ouros. A nadadora Laura Paludo trouxe quatro medalhas para casa: 1 ouro, 3 pratas e 1 bronze.

No tênis de mesa, dois atletas se destacaram: Joon Schim, com dois ouros e dois bronzes, e Ana Bonsere, com três ouros e uma prata.


Confira abaixo o quadro geral de medalhas do Paraná.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.


ATLETISMO
Ouro – 250m rasos
Felipe Sunsin, do Colégio Anglo, de Maringá 
Prata - lançamento de disco
Júlio Alves Rodrigues Júnior, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira
Prata – 1.000m rasos
Pedro Luiz Tombolin de Souza, do Colégio Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio
Ouro – Salto em distância
Vinícius Monteiro da Silva, do Colégio Estadual Princesa Izabel, de Marilena

Prata – 1.000m rasos
Pedro Luiz Tombolin de Souza, do Colégio Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio
Prata – pentatlo
Stefany Beatriz da Silva, do Colégio Marins Alves de Camargo, de Paranavaí
Bronze – lançamento de dardo
Jairo Marcelo Escobar, do Colégio Dom Pedro II, de Foz do Iguaçu

BADMINTON
Ouro – dupla 
William Guimarães e Rafael Gustavo de Faria, do Colégio Estadual Dario Vellozo, de Toledo
Ouro – simples
William Guimarães e Rafael Gustavo de Faria
Prata – simples
Rafael Gustavo de Faria
Prata – dupla mista
William Guimarães e Isabelle Simão, do Colégio Estadual Dario Vellozo, de Toledo

BASQUETEBOL
Bronze – feminino
Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu

CICLISMO
Ouro – estrada
Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, de Arapongas
Prata – contrarrelógio
Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, de Arapongas
Prata – por pontos
Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, de Arapongas
Ouro – por pontos
Brehon Castagno Júnior, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Arapongas
Prata – estrada
Brehon Castagno Júnior, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Arapongas
Ouro – por pontos
Vitória Rita de Sá, do Colégio Souza Naves, de Rolândia

GINÁSTICA RÍTMICA
Ouro – equipe
Lucyelenn Zanchettin, do Colégio Estadual Professor Victorio Abrozino, de Cascavel; Geane Silva, do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden, de Toledo; Samara Sibin, do Colégio Itecne, de Cascavel e Amanda Caroline dos Santos, do Colégio Estadual, de Londrina.
Ouro – maças
Samara Sibin, do Colégio Itecne, de Cascavel
Ouro – corda
Samara Sibin, do Colégio Itecne, de Cascavel
Ouro – individual geral
Samara Sibin, do Colégio Itecne, de Cascavel

JUDÔ
Ouro – meio-médio
Arthur Gottheiner, do Criarte Serviços Educacionais, de Maringá
Bronze - meio-médio 
Hevelyn Amado, do Colégio Técnico Industrial, de Araucária
Ouro – leve
Bruna do Nascimento, do Colégio Euvira Balani dos Santos, de Maringá
Ouro – super-ligeiro
Tales Henrique Bueno, do Colégio Evangélico, de Curitiba
Bronze – leve
José Ubirajara Paraná Júnior, do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, de Curitiba
Bronze – ligeiro
João Valdir Pereira, do Colégio Estadual Tatuquara, de Curitiba
Bronze – meio-leve
Joelson Vesentin Júnior, do Colégio Estadual Tauquara, de Curitiba

LUTA OLÍMPICA
Bronze – peso pesado
Caciana da Rosa dos Santos, do Colégio Estadual Tiradentes, de São José dos Pinhais

NATAÇÃO
Prata – 400m livre
Laura Paludo, do Colégio FAG, de Cascavel
Prata - 200m medley 
Antonio Sbedotti, do Colégio Neo Máster, de Ponta Grossa 
Bronze – 50m borboleta
Larissa Vieira, do Colégio Estadual Ulisses Guimarães, de Foz do Iguaçu
Bronze – 50m borboleta
Gustavo Saldo, da Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, de Curitiba
Ouro - 200m medley
Laura Paludo, do Colégio FAG, de Cascavel
Prata – 100m peito
Yohan Moraes, do Colégio São Francisco, de Ponta Grossa
Bronze – 50m peito
Tauana Lopes, do Colégio Santa Maria, de Cascavel
Bronze - revezamento misto 4x50m medley 
Laura Paludo, Augusta Pereira, Gustavo Saldo e João Altoê
Prata – 200m livre
Laura Paludo, Augusta Pereira, Gustavo Saldo e João Altoê
Prata – revezamento feminino 4x50m medley
Laura Paludo, Augusta Pereira, Fernanda Rocha e Larissa Luz

TÊNIS DE MESA
Prata – equipe
Ana Carolina Bonsere, do Colégio La Salle, de Toledo e Isabella Silva, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí
Bronze – equipe
Gabriel Inoue, da Escola Estadual República Oriental do Uruguai, de Curitiba e Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina
Ouro – dupla
Ana Carolina Bonsere, do Colégio La Salle, de Toledo e Isabella Silva, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí
Ouro – dupla mista
Ana Carolina Bonsere, do Colégio La Salle, de Toledo e Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina
Bronze – dupla
Gabriel Inoue, da Escola Estadual República Oriental do Uruguai, de Curitiba e Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina
Ouro – individual
Ana Carolina Bonsere, do Colégio La Salle, de Toledo e Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina
Ouro – individual
Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina
Bronze – individual
Gabriel Inoue, da Escola Estadual República Oriental do Uruguai, de Curitiba

VOLEIBOL
Ouro – feminino
Colégio Estadual Cecília Meireles, de Palotina
Bronze – masculino
Colégio Neo Máster, de Ponta Grossa

 

 

 

COM/SEET
Josi Schmidt

www.jogosescolares.pr.gov.br
www.facebook.com/jogosescolaresdoparana
www.flickr.com/photos/secretariadoesportepr

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!