Ocupando oitavo lugar na classificação geral da Porsche Cup 2019, categoria GT3 Cup Challenger 3.8, o piloto catarinense André Gaidzinski volta às pistas no dia 1º de junho e promete subir alguns degraus no ranking com o resultado da terceira corrida do ano. A disputa será no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), circuito bastante seletivo, conhecido principalmente por testar a habilidade dos pilotos ao longo de todo o percurso.
E para encarar esse desafio, além de estudar toda a parte técnica, o atleta tem intensificado a série de treinos físicos. Auxiliado por uma equipe de profissionais especialista em alto desempenho, ele tem investido pesado em exercícios anaeróbicos, focados principalmente no tronco superior e no aumento da capacidade cardiovascular. Rotina que não dispensou nem mesmo no breve período de férias que passou em Portugal, em maio.
Gaidzinski está otimista com a passagem pelo estado de São Paulo. Ostentando uma colocação entre os Top 10 da temporada, ele terá como desafio da próxima corrida uma pista de aproximadamente 3.5 mil metros, com 14 curvas e um desnível de 45 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo do circuito. "Vamos em busca de pódio em Mogi Guaçu, uma pista que eu já conheço bem e gosto muito do traçado", comenta o atleta.
Considerado o principal evento de Gran Turismo da América Latina, a Porsche Cup é composta por corridas “Sprint”, de curta duração, e “Endurance”, de longa duração, em um total de nove etapas. Este ano, devido ao crescimento do grid após a Etapa 1, todos os carros 4.0 correm juntos e, em um outro grid, também correm juntos todos os carros 3.8, categoria de Gaidzinski.
Tecnologia e design
Para ajudar no seu desempenho e segurança, o piloto tem o auxílio de equipamentos de ponta, referência em tecnologia automotiva. Um bom exemplo disso é o capacete BELL modelo HP7, feito com fibra de carbono, sete vezes mais leve e sete vezes mais resistente que o aço. E o que o André irá estrear nessa etapa foi customizado por Allan Mosca, que também pela primeira vez está assinando uma obra oficialmente. O artista é filho do maior aerografista brasileiro, Sid Mosca, que pintou todos os capacetes de Ayrton Senna e personalizou os de Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Emerson Fittipaldi, entre outros principais pilotos do mundo.
Além disso, para garantir bons resultados na pista, o atleta conta ainda com a mais alta tecnologia alemã em um carro com seis cilindros boxer e câmbio 'paddle shift' de seis marchas, com central de aquisição de dados 'cosworth'. Tudo isso em um modelo retrô inspirado no primeiro Porsche Campeão das 24 Horas de Le Mans, considerado um ícone no automobilismo mundial.
(Foto: Luca Bassani/Divulgação)