Offline
Maringá registra baixo índice de infestação de mosquito da dengue
16/07/2022 05:55 em Notícias de Maringá
O terceiro Levantamento de Índice de Infestação do Aedes Aegypti de Maringá (Lira) de 2022 aponta que o índice médio está em 0,6%, considerado risco baixo. Os dados se referem ao período de 4 a 8 de julho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% é considerado médio e acima de 4% alto risco.
 
O Lira permite o monitoramento da dengue em bairros do município, contribuindo com estratégias de prevenção e combate ao mosquito transmissor. “O percentual baixo é resultado de intensas ações de combate à dengue que a Prefeitura de Maringá tem feito durante todos esses meses, como os mutirões de limpeza. Além disso, é importante destacar que a falta de chuva contribui com o índice positivo, mas é necessário manter os cuidados em casa”, afirma o gerente de Zoonoses, Eduardo Alcântara. 
 
A Prefeitura de Maringá organiza mutirões de limpeza e prioriza o atendimentos às solicitações e denúncias da população. As ações incluem vistorias para eliminar focos do mosquito nas residências e a aplicação do fumacê nos bairros da cidade. A melhor forma de prevenção contra a dengue é evitar depósito de água parada, onde o transmissor da doença prolifera. 
 
Segundo o levantamento, o maior percentual de criadouros foi registrado em lixos, com 39%. Em seguida estão barris, tinas e tambores, com 22%; vasos, com 13,6%; e pneus, com 10,2%. O levantamento completo será divulgado no dia 29/7, em reunião do Comitê Intersetorial de Mobilização contra a Dengue, que será realizado no Auditório Hélio Moreira, às 9h.
 
INFORMATIZAÇÃO - A partir da próxima semana, os agentes de saúde já estarão com tablets em mãos para as visitas aos mais de 200 mil imóveis cadastrados. “Este é mais um reforço para combater e agilizar não apenas a coleta dos dados, mas também a inserção das informações na nossa base, trazendo mais eficiência no combate às endemias, principalmente à dengue”, reforça o secretário de Saúde, Clovis Melo.
 
A população pode denunciar imóveis com possíveis focos de dengue por meio da Ouvidoria Municipal, do aplicativo ′Ouvidoria 156 Maringá′ ou pelo telefone 156, ou ainda no site da Prefeitura. A denúncia pode ser anônima, basta marcar a alternativa no aplicativo ou solicitar ao atendente.
(Foo: Aldemir de Moraes/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!