Offline
Nos Jogos da Juventude, observadores técnicos de olho no futuro do taekwondo
08/09/2022 07:10 em Jogos da Juventude

As disputas do taekwondo nos Jogos da Juventude começaram nesta quarta-feira, 7 de setembro, na categoria feminina. No dia seguinte, entram em ação os meninos e na sexta-feira, 9, tem a competição por equipes. Todos os embates serão acompanhados minuciosamente pelos olhares atentos de Erickson Busatto e Reginaldo dos Santos, observadores da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). Eles trabalham nas categorias de base da confederação e estão nos Jogos da Juventude para detectar futuros talentos para a modalidade.

“Viemos para observar todos. Os que detectarmos farão parte do programa “Desenvolvendo Talentos” da confederação. Além disso, acabamos de voltar do Mundial Junior (15 a 17 anos) de taekwondo e vamos passar para os treinadores que estão aqui tudo que vimos lá. Queremos que eles saibam o que precisa ser feito para que seus atletas um dia cheguem a disputar o mundial da categoria. Vamos fazer uma espécie de clínica para os técnicos”, explica Erickson

Reginaldo endossa as palavras de Erickson. E complementa que o trabalho que fazem hoje tem início em categorias de atletas cada vez mais jovens.

“Eu, por exemplo, detectei o Maicon Andrade, medalhista olímpico (bronze na Rio 2016), mas ele já era mais adulto. Agora, estamos observando meninos e meninas cada vez mais jovens, para trabalharmos esses talentos desde cedo”.

E como é esse trabalho? Como fazem para detectar os futuros talentos?

“Criamos um sistema com uma pontuação para cada golpe do taekwondo e para cada defesa feita pelo atleta. Isso feito, a gente gera um gráfico do competidor. E aí complementamos com umas observações finais, que são os aspectos comportamentais. Por exemplo, como o atleta reage quando está ganhando ou quando está perdendo. Aí fazemos a seleção”, conclui Erickson.

(Texto: COB. Foto: Luiza Moraes/COB)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!