Offline
Em Maringá, exposições homenageiam mulheres que marcaram história
08/10/2022 08:12 em Notícias de Maringá
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), realiza a partir de terça-feira, 11, duas exposições sobre mulheres que marcaram a história de Maringá: “Leila, também atriz” e “Elas no acervo”. As exposições serão abertas ao público e ficarão disponíveis para visitação diariamente, inclusive aos fins de semana e feriados, das 8h às 20h, no Teatro Calil Haddad. 
 
“Esta é mais uma ação em que a arte valoriza as mulheres, em duas exposições simultâneas. Convido todos a conhecer um pouco mais da história de mulheres que marcaram a história e a cultura da nossa cidade. São exposições com itens que temos no nosso acervo”, secretário de Cultura, Victor Simião.
 
′Leila, também atriz′ - A história da pioneira Leila Assaf, que chegou em Maringá em 1954 e foi atriz do Teatro Maringaense de Comédia, será destaque em uma das exposição. O Calil Haddad foi palco da atriz em seu primeiro papel como protagonista de uma peça teatral: ′Dona Xepa′. Além dos palcos do teatro, Leila Assaf foi atriz de rádio-novela, dona de restaurante, ministrou cursos de confeitaria e participou de concursos de beleza. 
 
“A vida de Leila faz parte das marcas culturais de Maringá. Ela teve uma participação histórica na cidade e, hoje, é homenageada pela exposição que leva seu nome e mostra diversas facetas da mulher em fotos, vestes e objetos pessoais”, reforça Simião. A exposição segue até o fim de dezembro.
 
′Elas no acervo′ - Já na exposição ′Elas no acervo′, objetos pertencentes a diversas mulheres maringaenses, que foram doados para o Museu Municipal Hélenton Borba Cortes, ficarão disponíveis para visitação por seis meses. São artigos como instrumentos musicais, objetos de escritório e de trabalho, materiais científicos, obras de artes, entre outros pertences.
 
A curadoria das exposições foi feita por Hagá Galvão.
 
Serviço:
O que: Exposições ′Leila, também atriz′ e ′Elas no acervo′
Onde: Teatro Calil Haddad
Quando: Diariamente, das 8h às 20h
(Texto: Gabriela Cadamuro. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!