Offline
Brasileira Mayra Aguiar é a 1ª brasileira tricampeã mundial de judô
11/10/2022 10:10 em Outros Esportes

Mayra Aguiar subiu mais um degrau na história do judô brasileiro. Nesta terça-feira (11), em Tashkent, no Uzbequistão, a gaúcha de Porto Alegre tornou-se a primeira judoca do país tricampeã mundial. O ouro na  categoria até 78kg desta vez foi conquistado diante da chinesa Zhenzhao Ma.

Mayra também foi campeã mundial em Cheliabinsk, na Rússia, em 2014, e em Budapeste, na Hungria, em 2017. Tem ainda outras quatro medalhas em mundiais: uma prata em Tóquio 2010 e três bronzes em Paris 2011, Rio de Janeiro 2013 e Tóquio 2019. No currículo, Mayra tem ainda três bronzes olímpicos, em 

Mayra fez uma grande campanha no Uzbequistão. Estreou com vitória sobre a croata Petrunjela Pavic, nas punições, e depois superou a cazaque Arena Jangeldina por ippon. Nas quartas deixou para trás a alemã Alina Boehm, atual campeã europeia. E, nas semis, derrubou Hamada Shori, atual campeã olímpica, por ippon. 

Do outro lado da chave, a brasileira viu as grandes rivais ficarem pelo caminho. A francesa Madeleine Malonga caiu diante da sul-coreana Hiunji Yoon, e a alemã Ana Maria Wagner, algoz de Mayra em Tóquio 2020 e que defendia o título mundial, perdeu para a compatriota Alina Boehm nas quartas. 

Na decisão, Mayra conseguiu um wazari sobre Ma ainda no primeiro de luta. Até sorriu, talvez achando que o golpe pudesse ser pontuado como ippon. Seguiu na luta, administrou a vantagem e as punições até o cronômetro zerar. Depois partiu para o abraço. Mayra agora é tricampeã mundial.

(Texto: COB. Foto: 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!