Offline
Prefeitura de Maringá realiza ′Semana Lixo Zero′
14/10/2022 08:40 em Notícias de Maringá
A Prefeitura de Maringá investe em ações para promover o desenvolvimento sustentável com foco no descarte correto de resíduos. Na última semana de outubro, entre os dias 25 e 27, o município realiza a segunda edição da ′Semana Lixo Zero Brasil′ em Maringá. A ação, organizada pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), vai promover o debate sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano de Gerenciamento de Resíduos e envolver a comunidade em ações práticas sobre o reaproveitamento e descarte correto dos materiais. 
 
A abertura será em 25 de outubro com um encontro regional com cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) sobre os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Durante todo o dia, a comunidade poderá participar de palestras e mesas de debates sobre temas como logística reversa de embalagens, contratos com administração pública, comercialização de recicláveis e outros temas. Os interessados devem realizar a inscrição pela internet (clique aqui para se inscrever)
 
Além do encontro regional no primeiro dia, a programação da ′Semana Lixo Zero′ reúne ações como blitzes educativas para conscientização da comunidade e um curso de compostagem doméstica (veja a programação completa abaixo).   
 
O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, destaca que o evento é uma oportunidade para discutir, ao lado da comunidade e dos municípios da região, novas iniciativas e ideias inovadoras para a gestão dos resíduos. Além disso, conscientizar a comunidade sobre o consumo e descarte correto e despertar novas formas de reaproveitamento.    
 
“Maringá é exemplo em políticas públicas na gestão e gerenciamento de resíduos. Com a ′Semana Lixo Zero′, vamos apresentar nossas ações, compartilhar experiências e buscar em conjunto novas soluções”, afirma o secretário. Ele lembra que, a partir de diversos projetos e iniciativas da gestão municipal, o índice de reciclagem subiu de 2% antes de 2017 para 7% na cidade, acima da média nacional. Além disso, a coleta seletiva já atende 100% da cidade.   
 
Confira a programação completa:
 
25 de outubro 
Abertura da Semana Lixo Zero
Encontro regional: Os desafios da Política Nacional dos Resíduos Sólidos no âmbito municipal.
Local: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal
 
8h30 às 9h -  Credenciamento e café.
9h às 9h30 - Mesa de abertura com autoridades
9h30 às 10h15 - Palestra: Implementação da Logística Reversa de Embalagens e a inserção do componente Resíduos Sólidos no ICMS Ecológico. 
Palestrante: Thais Barbosa de Azambuja Caramori, diretora de Desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.
 
10h30 às 11h45 - Mesa redonda: Instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Local: Centro de Ação Cultural (CAC), Av. XV de Novembro, 514, Zona 01
 
Mesa 1: Logística reversa no Paraná 
Mesa 2: Responsabilidade pós-consumo 
Mesa 3: Acordos setoriais
 
14h às 15h30 - Mesas de debates
Local: Instituto de Educação Estadual de Maringá,  R. Martin Afonso, 50, Zona 1 
 
Mesa 1: Contratos com a Administração pública
Mesa 2: Relações de trabalho
Mesa 3: A comercialização de materiais recicláveis
Mesa 4: Responsabilidade pela inserção de novos produtos para embalagens. 
Mesa 5: Tributação e gestão financeira nos empreendimentos de catadores. 
 
26 de outubro
Curso sobre compostagem doméstica
Horário: 14h
Horário: Colégio Estadual Gastão Vidigal, R. Líbero Badaró, 252, Zona 7
 
27 de outubro 
Blitz educativa com distribuição de lixocar.
Horário: 9h às 11h
Local: Semáforo da Avenida XV de Novembro, próximo ao Paço Municipal
(Murillo Saldanha/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!