Offline
Com cerca de 40 mil alunos, rede municipal de Maringá inicia aulas na segunda-feira
02/02/2023 08:55 em Notícias de Maringá
Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais recebem a partir de segunda-feira, 6, cerca de 40 mil alunos no retorno das aulas do ano letivo de 2023. As 116 unidades da rede municipal realizam os últimos preparativos para receber os estudantes. Os professores e equipe pedagógica retornaram nesta quarta-feira, 1º, para reuniões e planejamento de atividades para o início das aulas. 
 
A Prefeitura de Maringá intensificou a manutenção com diversas melhorias nos Cmeis e escolas para o retorno das atividades. A Secretaria de Educação realizou serviços de roçada e limpeza em todas as unidades. Além disso, em diversos locais são realizadas melhorias de infraestrutura como obras nos telhados, pintura e troca de piso.   
 
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que a gestão municipal prepara diversas novidades para o ano letivo de 2023 na rede municipal. Neste ano, as atividades trabalhadas, conectadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estarão ligadas ao tema ′O meu mundo compõe o nosso mundo′. 
 
“Vamos trabalhar com um processo de ensino-aprendizado permeado por meio das relações sócio-afetivas. Formação de vínculos significativos auxiliam na segurança da criança e isso tem relação direta com o desempenho escolar. Queremos destacar o papel de agente de transformação dos alunos e professores, a partir de cada particularidade, na construção de um presente e futuro ainda melhores”, diz. Nesta terça-feira, 31, a Secretaria de Educação realizou uma recepção aos diretores das unidades para alinhamento do ano letivo.  
 
A gestão municipal seguirá com investimento em metodologias inovadoras e tecnológicas para o ano letivo de 2023. Além dos notebooks, disponibilizados para alunos e professores, a rede municipal conta com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A ferramenta, voltada para alunos e professores do 1º ao 5º ano, instiga o aprendizado por meio de atividades lúdicas e gamificadas. 
 
Horários - O horário de funcionamento dos Cmeis é das 7h às 18h. Nas escolas municipais, as aulas no ensino regular ocorrem das 7h30 às 11h30, no período matutino, e das 13h30 às 17h30, no período vespertino. Para os estudantes da Ampliação da Jornada Escolar (ensino integral), as aulas são das 7h30 às 16h30.  Além disso, há atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno em 14 unidades.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!