Offline
Com Farmácia Móvel, Prefeitura de Maringá distribui mais de meio milhão de unidades de medicamentos
03/02/2023 09:18 em Notícias de Maringá
A Prefeitura de Maringá investe em iniciativas para facilitar o acesso da população aos serviços de assistência farmacêutica. Uma das ações é o projeto ′Farmácia Móvel′, que atende todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em dia estabelecido, de acordo com calendário prévio, com a distribuição de medicamentos. No ano passado, mais de meio milhão de unidades de medicamentos foram distribuídos. 
 
Com o ′Farmácia Móvel′, foram dispensadas 585.109 unidades de medicamentos para 5.086 pacientes. A dispensa vai além da distribuição do produto e está relacionada à informação sobre o uso adequado e racional. “O foco da ação é que, além de fornecer o remédio, os pacientes sejam orientados sobre como devem fazer o uso da melhor forma possível, evitando riscos e prejuízos”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.   
 
Nessa perspectiva, além da distribuição gratuita, a comunidade é orientada sobre aspectos como dosagem correta, influência dos alimentos, interação com outros medicamentos, reconhecimento de reações e a melhor forma de conservação do produto. “Nesse formato, a Farmácia Móvel é uma estratégia de saúde fundamental para promoção da qualidade de vida e promoção à saúde e não apenas de forma individual, mas também coletiva  com ganho para toda a sociedade”, diz o secretário. 
 
O medicamento Fluoxetina 20mg cápsula, indicado para tratamento de depressão e ansiedade, foi o mais distribuído aos pacientes. O calendário de atendimento da Farmácia Móvel é publicado trimestralmente no site da Prefeitura (clique aqui para conferir a programação até março de 2023). Os pacientes podem procurar a ′Farmácia Móvel′ com receita em mãos, no dia programado para a UBS de referência, para verificar a disponibilidade do medicamento. O projeto funciona das 8h às 12h.
(Gabriela Cadamuro e Murillo Saldanha/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!