Offline
Prefeitura de Maringá realiza mais de 1,2 milhão de m² de roçada em fundos de vale
03/02/2023 09:37 em Notícias de Maringá
A gestão municipal investe na preservação ambiental com manutenção constante das áreas verdes. A Prefeitura, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), realiza diversas melhorias para recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e fundos de vale. Apenas no ano passado, foram realizados mais de 1,2 milhão de metros quadrados de área de roçada nesses locais. O serviço, que ocorre com supervisão da equipe técnica, é fundamental nas áreas de preservação com espécies nativas. 
 
A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, explica que os serviços de manutenção das APPs e fundos de vale ocorrem durante todo o ano e são intensificados no período chuvoso, quando aumenta a demanda. A área de roçada realizada no ano passado, por exemplo, equivale a 170 campos de futebol padrão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Neste ano, os serviços começaram na Zona Norte e as equipes trabalham na região do Conjunto Residencial Ney Braga. Na sequência, após a conclusão na região, as equipes seguem para áreas na Zona Sul.  
 
“São espaços fundamentais para a preservação dos nossos recursos naturais como os córregos urbanos e a biodiversidade. Por isso, é um trabalho realizado de forma técnica e com equipe capacitada”, explica Juliane Kerkhoff. Ela lembra que o município também investe na restauração ambiental de diversas áreas, o que inclui o plantio de mudas. Em 2022, a Prefeitura de Maringá recuperou mais de 584 mil m² de áreas de fundos de vale.
     
Para reforçar as ações de reflorestamento e manejo das áreas verdes, a Prefeitura de Maringá lançou no ano passado o programa ′Maringá Mais Verde′. A iniciativa, que alia a proteção do meio ambiente com a reintegração social, conta com a participação de internos da Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM). Por meio da parceria, os apenados atuam nos serviços de limpeza e manutenção de parques, unidades de conservação e outras áreas verdes da cidade. 
 
Limpeza e Roçada - Além do trabalho nas APPs e fundos de vale, a gestão municipal realiza diariamente diversos serviços de manutenção e limpeza por toda a cidade, com foco no cuidado dos bairros. Os serviços de roçada e capina são realizados em canteiros de avenidas, praças e outros espaços públicos. Em 2022, equipes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) realizaram mais de 16,4 milhões de m² de área de roçada e 494 mil metros lineares de capina.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!