Offline
Valentino Rossi e Yamaha assinam acordo de embaixador da marca
03/05/2023 17:53 em Motovelocidade

Os fãs de Valentino Rossi em todo o mundo ficarão contentes com o anúncio de seu herói. Após 16 anos de parceria nas corridas, o nove vezes Campeão do Mundo celebrou o acordo com a Yamaha Motor Co., Ltd. como Embaixador oficial da Yamaha.

 
No dia 29 de abril de 2023, em Gerno di Lesmo, Itália, a Yamaha Motor Co., Ltd. assinou o contrato com Valentino Rossi, tornando o nove vezes campeão mundial um Embaixador oficial da marca.

 

A história épica da parceria entre a Yamaha e Rossi começou com a vitória icônica na primeira corrida de MotoGP em que o “The Doctor” competiu pela Yamaha, em 2004 na África do Sul. A partir daí, essa parceria promoveu muita ação em corridas emocionantes e incontáveis grandes momentos no paddock e fora das pistas, garantindo  142 pódios, comemorando 56 vitórias em GPs, e  conquistando quatro  títulos do Campeonato Mundial de MotoGP –  2004, 2005,   2008 e 2009. Tais resultados são a prova de que Rossi e Yamaha estão inegavelmente ligados.


As conquistas surpreendentes de Rossi, sua paixão inigualável pelas corridas e o incontestável carisma, constituem uma grande parte da herança da Yamaha e do MotoGP. Eles renderam ao italiano, que é reconhecido em todo o mundo, o epíteto de "GOAT" (Greatest of All Time), cujo significado em português é “O Maior de Todos os Tempos”.


Rossi se aposentou da MotoGP após a temporada 2021, mas em seguida expressou seu desejo em continuar pilotando motos Yamaha para treinamento e lazer, assim como o interesse em tornar-se Embaixador da Marca Yamaha.


Tetsu Ono, Gerente Geral da Divisão de Estratégia
 de Motorsport,   Yamaha Motor Co., Ltd.

"Em primeiro lugar, gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar minha gratidão a Valentino por continuar nossa parceria. A Yamaha está muito orgulhosa de ter Valentino como seu embaixador, talvez ainda mais   porque o desejo de se torná-lo,  veio   dele. Ter o selo de aprovação de um nove vezes campeão mundial é a melhor recomendação que se pode ter como marca de motocicletas.  É uma prova da qualidade do produto e da cultura da empresa. A Yamaha se esforça continuamente para levar o Kando* a seus clientes. Estamos muito satisfeitos que Valentino Rossi, o Maior de todos dos Tempos no motociclismo, se sinta tão entusiasmado em pilotar os nossos veículos de duas rodas, e que ele esteja feliz em trabalhar em uma parceria estreita com a Yamaha novamente. A Yamaha entra neste acordo com a intenção total de atender às necessidades da Valentino no que diz respeito a veículos de duas rodas motorizados para fins de treinamento e lazer. Estamos ansiosos para trabalhar junto com ele para fortalecer a marca Yamaha."

*Kando é uma expressão do idioma japonês, sem tradução literal em outro idioma, que significa profundo contentamento diante de algo extraordinário o suficiente para gerar encantamento e laços para toda a vida.

 

Lin Jarvis, Diretor da Equipe Monster Energy Yamaha MotoGP Team   Director Geral da Yamaha Motor Racing.

“É um grande momento para a Yamaha e é também algo emocionante para os fãs, que tenho certeza que sentem falta da presença de Valentino na MotoGP desde que ele se aposentou de sua carreira de sucesso. Valentino e sua Yamaha M1 tiveram um vínculo especial. A sua chegada à Yamaha mudou completamente a nossa participação em corridas no MotoGP ao ponto de Valentino e Yamaha quase se tornarem sinônimos.  Juntos conseguimos muitas vitórias, pódios e 4 campeonatos, e ainda os momentos nos bastidores: com trabalho árduo, mas repleto de momentos divertidos e paixão em comum pelas corridas. Sempre consideramos Valentino como 'família', e assim que ele expressou o seu desejo de continuar a usar motos Yamaha e de se tornar um embaixador da marca. Vamos trabalhar para que isso aconteça. Estamos entusiasmados em agora ter Valentino oficialmente como nosso embaixador."

 

Valentino Rossi

"Com certeza esse acordo entre mim e a Yamaha dá uma grande emoção. Trabalhamos juntos por muitos anos no passado, então parece natural. Depois que me aposentei da MotoGP, continuei treinando e pilotando motocicletas. Eu estava sempre planejando continuar correndo de uma forma ou de outra. Durante a minha carreira no MotoGP, pilotei motos Yamaha como parte do meu contrato. Mas mesmo depois de me aposentar, continuei usando motos Yamaha porque gosto. Estou feliz que o acordo agora está assinado, assim, Yamaha e eu podemos trabalhar juntos nesta nova configuração.

 

RECORDES &DESTAQUES

Rossi é o piloto da   Yamaha   mais bem sucedido  da história  (56 vitórias46 segundos lugares, 40 terceiros lugares em uma Yamaha, conquistados em 273 corridas.   

Ele é o  piloto que esteve mais tempo ativo em Grandes Prêmios, estreou em 1996 se aposentou  em 2021, competindo em 26 temporadas ao todo, e disputando o total de 432 Grandes Prêmios, dos  quais 372 na classe principal.

Valentino Rossi foi quem competiu o  maior número de temporadas  com uma Yamaha na classe  de MotoGP  (16 temporadas).   

Foi ele também quem garantiu o  maior número de pódios para  a    Yamaha na classe de MotoGP, subindo  ao  pódio  com a  Yamaha  nada menos que 142 vezes.

Rossi detém o maior número de primeiros  lugares  para a Yamaha na classe de  MotoGP (56 vitórias).

Ele completou 230 corridas  consecutivas, sem  perder nenhuma, desde  sua  estreia em 1996 na Malásia até a corrida em  Mugello em 2010.

Valentino detém o recorde de mais corridas largadas no geral e na categoria principal. Foram 432 corridas de GP em todas as classes; 372 na classe rainha, sendo que em   273   dessas  corridas  ele  competiu em  uma Yamaha.

Ele foi o primeiro  piloto  a  conquistar vitórias consecutivas na   classe rainha  com  diferentes  fabricantes (depois de   sua  vitória no GP de abertura da temporada de  2004 no Sul África).

Rossi alcançou ainda o maior número de vitórias na classe principal em uma única temporada por  um piloto  da Yamaha, com 11 vitórias  em 2005.

Subiu ao pódio na classe rainha em 199 ocasiões.

Ele esteve no pódio 235 vezes em todas as classes.

Ele é o único piloto de Grande Prêmio que também se destaca  nas   corridas de rali, conquistando sete vezes vitórias no  Monza Rally Show e  venceu  a  classe GTE Am das 12 Horas do Golfo de 2019 no Circuito de Yas Marina,  em Abu Dhabi.

Das 520 vitórias da Yamaha em Grandes Prêmios11% foram asseguradas por  ele, fazendo de Rossi o  maior  piloto contribuinte com 56 vitórias das 520 vitórias da Yamaha em GPs.

Até agora, Valentino Rossi é o único piloto  a  combinar  corridas de   Grande Prêmio ativas com ser um dono de equipe ao mesmo tempo.

 

Por fim, Rossi garantiu  6.357 pontos no totalcontando  seus  resultados em todas as classes  em que competiu  (125cc, 250cc, 500cc e MotoGP). 

(Laner Azevedo/Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!