Offline
Procon de Maringá e Seped fazem projeto integrado para Pessoa com Deficiência
21/09/2023 09:56 em Notícias de Maringá
A Prefeitura de Maringá lança hoje (21) um projeto inédito. O Procon e a Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped) se uniram para realizar ações sobre o direito da Pessoa com Deficiência (PCD).
 
A primeira ação será no período da manhã, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A partir das 9h, o coordenador do Procon, Flávio Mantovani, e a secretária da Seped, Maria Elizabeth Dumont Negrelli “Betinha”, estarão com suas equipes, saindo da esquina das avenidas Brasil com a Getúlio Varga, para uma ação no comércio. 
 
Haverá distribuição de material gráfico com orientações sobre o direito do consumidor PCD e deveres dos estabelecimentos comerciais para atender as PCDs. Entre elas para deficientes visuais, auditivos, com restrições de mobilidade, dificuldade intelectual, entre outros. “A parceria faz parte do planejamento do Procon de ampliar as ações pelo consumidor maringaense”, explica  Mantovani. “Estamos chegando em lugares e setores da sociedade que não recebiam os serviços públicos”. 
 
O novo projeto também prevê uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP Maringá). Eles farão a ação “Ver com as Mãos”, para a implantação de cardápios em braile nos bares e restaurantes da cidade. O boneco já está pronto e em breve os cardápios estarão disponíveis. 
 
PERFIL - A Seped foi criada no começo do mês passado. No final de agosto uma primeira reunião foi feita com o Procon para definir ações em conjunto entre os dois órgãos. Uma estimativa não oficial do setor indica população aproximada de 25 mil PCDs em Maringá. Entre o planejamento da Seped está fazer um mapeamento do segmento para implantar políticas públicas no setor. 
(Andye Iore/PMM)
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!