Offline
Na decisão da Copa Betano do Brasil entre São Paulo e Flamengo, a festa será também pela inclusão
24/09/2023 12:24 em Futebol - Copa do Brasil

A final da Copa Betano do Brasil ficará marcada por um momento especial. O confronto entre São Paulo e Flamengo neste domingo (24), será também uma manifestação pela inclusão. A convite do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, (CPB), Mizael Conrado, estará no estádio do Morumbi e, juntos, eles vão entregar a taça da Copa do Brasil ao vencedor da partida. Mizael Conrado é maior jogador do mundo de futebol de cegos da história do esporte.

Ednaldo Rodrigues destacou a importância da presença de Mizael Conrado na final e também o valor da mensagem de inclusão ao término da competição mais democrática do país.

"Em um momento tão grandioso para o futebol, marcado pelas emoções de uma partida entre dois grandes clubes, enviar uma mensagem de inclusão e valorização das pessoas com deficiência ou necessidades especiais é fundamental. Eu e Mizael estivemos no ano passado com o Papa Francisco e assinamos um compromisso de trabalhar pela promoção do esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, social e econômico. Fico feliz que possamos vivenciar esse momento juntos. A inclusão é um direito de todos os cidadãos", assinalou Ednaldo Rodrigues.

Mizael Conrado é considerado o Pelé do futebol de cegos e é também um exemplo de disciplina e superação no esporte e na vida. Na extensa lista de vitórias, ele foi campeão latino-americano em 1994; tricampeão da Copa América (1997, 2001 e 2003); campeão mundial sub-25 em 2002; bicampeão mundial (1998 e 2000) e bicampeão paralímpico (Atenas 2004 e Pequim 2008), além de ter conquistado o título de melhor jogador do mundo, em 1998. Em 2017, assumiu a presidência do CPB.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase um terço da população brasileira têm algum tipo de deficiência. Que o esporte seja o caminho da inclusão!

(Texto: CBF. Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!