Offline
Ginastas de Londrina fatura sete ouros no Sul-Americano
05/12/2023 10:04 em Ginástica

Com sete ouros na bagagem, a equipe ADR Unopar Super Muffato de ginástica rítmica desembarcou na segunda-feira (4) em Londrina após uma participação vitoriosa no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica. Realizado na capital paraguaia Assunção, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, o torneio reuniu mais de 300 atletas de 10 países – Brasil, Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.

Foto: Divulgação

Integrando a delegação brasileira, as ginastas da ADR Unopar Super Muffato representaram o Brasil nas categorias Pré Infantil, com meninas de 9 e 10 anos, e Juvenil, na faixa etária de 14 e 15 anos, na modalidade de conjuntos. As duas equipes foram vitoriosas e conquistaram medalhas de ouro em diferentes provas. Conduzindo as atletas, estavam as treinadoras Débora Falda e Haniely Leão.

A comitiva Pré Infantil subiu ao lugar mais alto do pódio três vezes, conquistando o ouro na prova geral, mãos livres e na final. No grupo, estavam as ginastas Sophie Ferracioli, Luiza Echs, Beatriz Treviso, Lívia Martinelli, Thalia Natalino e Larissa Moraes.

E a equipe Juvenil obteve outras quatro medalhas, todas de ouro, nas provas de corda, bola, geral e pelo acúmulo geral de pontos. Nesta categoria, competiram as ginastas Giovana Parra, Gabriela Rigon, Luiza Ocampos, Yumi Moriyama, Nicole Galdino e Maria Clara Semcovici.

Esta foi a última competição de 2023 para as ginastas da ADR Unopar Super Muffato e, para a coordenadora da equipe, Luciane Oliveira, o fechamento do ano não poderia ser melhor. “No Juvenil de Conjuntos o Brasil era favorito, mas na hora da competição são 2 minutos e 30 segundos em que tudo pode acontecer. E elas foram muito bem em quadra, fizeram o que tinha que fazer e finalizaram o ano com chave de ouro. Já na categoria Pré Infantil não sabíamos o que esperar, por ser a primeira da competição, e também fomos muito bem. As meninas atingiram uma diferença grande na pontuação e chegaram às finais em primeiro lugar, como favoritas, e finalizaram também com grande diferença para o segundo lugar. Voltamos muito felizes”, comentou.

Oliveira lembrou que a competição internacional emendou com o Campeonato Brasileiro de Conjuntos, que foi disputado em Curitiba no fim de semana anterior, o que poderia atrapalhar os resultados dado o desgaste das atletas. “Acabamos de sair do Brasileiro, onde tivemos muitos resultados bons, e de Curitiba as meninas foram direto para Assunção. Ficamos receosas de as meninas estarem muito cansadas, ter uma competição atrás da outra não é fácil. Mas elas deram conta do recado”, comemorou.

A coordenadora da ADR Unopar Super Muffato também fez uma breve retrospectiva sobre as dificuldades que a equipe enfrentou no início do ano, e apontou os resultados recentes como prova de superação por parte das ginastas. “Essas medalhas são resultado de um longo trabalho. Não foi um ano fácil, começamos perdendo patrocínio e logo em seguida veio o Super Muffato nos patrocinar. Conquistamos a vaga para representar o Brasil no Sul-Americano, vencemos a seletiva no meio do ano, mas sabíamos que os recursos não seriam suficientes. As famílias fizeram rifas para arrecadar os valores, e a professora Elizabeth Laffranchi custeou a quantia restante. Então embarcamos já pensando em ter bons resultados, como agradecimento a todos os nossos apoiadores, e foi muito bom ter todos esses ouros”, concluiu.

A ADR Unopar Super Muffato conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Festival – E quem quiser conferir de perto o talento e a performance das ginastas, pode comparecer no dia 16 de dezembro no Festival de Ginástica Rítmica Unopar. Devem participar as 290 atletas da equipe, com apresentações a partir das 9h30 na quadra da Anhanguera Unopar Campus Piza.

O evento é aberto a toda comunidade, e o ingresso solicitado é de um quilo de alimento não perecível ou produto de limpeza.

(Texto: Juliana Gonçalves/NCom PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!