Offline
FUTEBOL - Curitiba recebeu o Encontro Nacional de Escolas de Arbitragem
30/05/2017 14:01 em Futebol

Cléber Yamaguchi/FPF

No início do mês de maio, aconteceu em Curitiba o VI Encontro Nacional de Escolas de Arbitragem de Futebol. O evento, que ocorreu entre os dias 4 e 7, foi organizado pela Escola de Arbitragem Victor Marcassa, da Federação Paranaense de Futebol, em parceria com a CBF. 

 

O Encontro teve como objetivo debater e analisar a grade curricular mínima dos cursos de arbitragem nacional, e os problemas levantados pelos responsáveis por sua execução, além de captar sugestões de melhoria e ampliação de metas para os próximos anos. 

 

Participaram do evento, representantes da Escola Nacional de Arbitragem, e diretores das escolas regionais, além de dirigentes e técnicos nas áreas de pedagogia, educação física e psicologia.

 

A coordenação do Encontro ficou a cargo de Ana Paula de Oliveira, da Escola Nacional de Arbitragem, Carlos Elias Pimentel, do Rio de Janeiro, e Gildásio José dos Santos, presidente da Escola Estadual Victor Marcassa, da FPF. 

 

No primeiro dia, a abertura do encontro aconteceu através do presidente da FPF, Hélio Pereira Cury. Participaram também o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Coronel Marcos Cabral Marinho de Moura; a secretária da Escola Nacional de Arbitragem, Ana Paula de Oliveira; o presidente da Comissão de Arbitragem do Paraná, Afonso Vítor de Oiveira; e o diretor presidente da Escola de Arbitragem Victor Marcassa, Gildásio José dos Santos. 

 

Na sexta-feira, 05, foi apresentada a escola local de árbitros, e os objetivos do encontro. Em seguida, foi a vez de Paulo Camello tratar sobre a importância do Pilar Físico na grade curricular de formação de árbitros, e Marta Magalhães falar sobre a importância do Pilar Mental, encerrando o trabalho do dia com um debate. 

 

No sábado, 06, foram apresentados e consolidados os resultados do debate do dia anterior e elaboradas as atas dos trabalhos, sob a supervisão de Ana Paula Oliveira, Paulo Elias Pimentel e Gildásio José dos Santos. 

 

Ao final do encontro, entre outras coisas, ficou como sugestão manter a grade curricular mínima de 220 horas, além da definição de que a partir de 2017, os Encontros de Escolas de Arbitragem serão realizados duas vezes ao ano. Ao final, a Federação do Piauí, através de sua Escola de Formação, se apresentou para sediar o novo encontro, o que foi aceito por unanimidade. Assim, o Estado Piauí será a sede do VII Encontro Nacional de Escolas de Arbitragem. (FPF)

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!