Offline
Equipe de atletismo da UEM é campeã do Troféu Adhemar Ferreira Silva
15/04/2024 09:23 em Atletismo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistou o título geral das Instituições de Ensino (IES) do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, torneio de atletismo disputado em Bragança Paulista (SP). A delegação foi composta pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) e orientador da equipe, Jeferson Roberto Rojo, e 29 atletas, todos estudantes de graduação ou pós-graduação e membros do projeto de extensão Atletismo UEM. A equipe masculina contou com 15 atletas, enquanto a feminina teve 14 representantes. 

Os atletas da UEM conquistaram 48 medalhas (17 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze) em diversas modalidades, incluindo corrida, salto, lançamento e arremesso. A única modalidade em que não houve competidores da Universidade foi a marcha atlética. 

Com os resultados, o Atletismo UEM sagrou-se campeão nas categorias feminino, somando 298 pontos, e na masculina, com 315,5 pontos. Essas pontuações garantiram o título geral do torneio entre todas as universidades, acumulando 613,5 pontos. 

“Esta é a primeira vez que a UEM participa desta competição, que é anual e se configura um evento significativo no atletismo nacional, pois os resultados contribuem para o ranking de participação em campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos. O diferencial deste evento, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, é a integração entre atletas/alunos universitários e os atletas federados, mas as premiações são diferentes cada um em sua categoria”, explica, Rojo. 

Segundo ele, todos os atletas são alunos do projeto de extensão oferecido no DEF, que oferece atividades de atletismo há quase dois anos. Os preparativos para esta competição começaram em novembro do ano passado. 

“A participação no evento superou nossas expectativas e fortaleceu nossa determinação em continuar desenvolvendo este trabalho. Obviamente, manter um resultado tão expressivo é mais complicado, mas a ideia é seguir na busca por resultados positivos, e também fornecer experiências para os nossos alunos em outras esferas. Isso tudo aliado ao ensino e a pesquisa, como é o que se espera de um projeto de extensão”, destaca Rojo. 

A delegação do DEF viajou para o interior de São Paulo no ônibus da UEM, contando com o apoio da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Os estudantes também organizaram uma rifa para arrecadar os recursos necessários para a participação e receberam orientação nutricional da professora do DEF, Michele Trindade. 

Projeto de Atletismo da UEM 

O DEF/UEM oferece aulas e treinamento de atletismo para acadêmicos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação ou de pós-graduação da instituição. 

A iniciativa faz parte do projeto de extensão do Núcleo de Atividades Físicas, Esportivas e Recreativas da UEM (NAUEM), coordenado pelo professor do DEF, Marcelo Villas Boas. Os treinamentos de atletismo são conduzidos pelo professor Rojo. 

Os treinos ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 19h30, na pista de atletismo (N19). Os alunos têm a oportunidade de aprender e praticar diversas provas, incluindo corridas, saltos, lançamentos e arremessos. 

De acordo com as demandas estabelecidas pela curricularização da extensão, os alunos do curso de Educação Física também participam das atividades, aprendendo sobre o trabalho dos professores e treinadores de atletismo. Rojo enfatiza que qualquer estudante interessado da UEM pode comparecer à pista de atletismo nos horários dos treinos para conhecer as atividades.

Acesse os resultados - Universitários aqui

(Marilayde Costa e Vinicius Guerra/UEM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!