Arthur Dallegrave/Juventude
A força do Jaconi e o incentivo da torcida Jaconera empurraram o Juventude em mais uma excelente atuação. Diante de mais de 15 mil torcedores, o Verdão garantiu uma vitória incontestável por 2 a 0 sobre o Grêmio, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Gaúcho. Roberson e Klaus garantiram o resultado que deixa o time alviverde em vantagem na disputa. O jogo da volta será no domingo, dia 24, na Arena, em Porto Alegre.
O jogo
Diante de um adversário extremamente qualificado, o Juventude realizou uma partida técnica e taticamente irreparável. Sólido e concentrado desde o primeiro minuto, o time alviverde soube valorizar a posse de bola, explorando espaços e sendo combativo em todos os setores do campo, mostrando ser um elenco muito bem organizado por Antônio Carlos Zago, repetindo os grandes momentos desta temporada.
A primeira grande chance foi do Juventude. Aos 6, Itaqui cobrou falta e Heverton, de costas, cabeceou, para grande defesa de Marcelo Grohe. No rebote, Klaus e Roberson dividiram e a conclusão foi para fora.
Aos 24, em cobrança ensaiada de escanteio, Dieguinho soltou a bomba e quase acertou o ângulo. Minutos depois, Hugo aproveitou cruzamento e cabeceou sem direção. Aos 30, o gremista Everton chutou da intermediária e levou perigo ao gol defendido por Elias.
Criador das melhores chances no primeiro tempo, o Juventude voltou ainda mais intenso para a segunda etapa. Aos 13, Bruno Ribeiro cruzou, a bola ganhou altura e exigiu que Grohe fizesse boa defesa. Na cobrança do escanteio, Bruno cruzou, Grohe desviou e Roberson apareceu na segunda trave para empurrar a bola para rede. 1 x 0.
O gol fez o Juventude acelerar ainda mais a partida. Embalado pela torcida, o Verdão chegou ao segundo gol aos 24 minutos. Novamente em cobrança de escanteio, Itaqui encontrou Klaus, que apareceu por entre os zagueiros para finalizar com um cabeceio firme. 2 x 0, para explosão da Papada.
O Grêmio tentava encontrar espaços no ataque, mas o setor defensivo do Juventude seguia impecável. Em cobrança de falta, Fred soltou a bomba, Elias desviou e a bola explodiu no travessão.
No contra-ataque, Lucas roubou a bola do último zagueiro e avançou, mas foi impedido de entrar na área por Bressan, que chegou no atalho.
Ao final da partida, a massa Jaconera soltou o grito e ovacionou uma equipe que mostrou porque é semifinalista do Campeonato Gaúcho.
“Foi uma atuação excelente. A equipe está crescendo no momento certo da competição e os méritos são todos destes atletas que têm demonstrado muita capacidade e qualidade. Mas nada está garantido. Temos um segundo jogo que será ainda mais complicado, diante de uma das melhores equipes do Brasil, que jogará em casa. Vamos seguir com a mesma concentração, mantendo os pés no chão”, destacou o técnico Antônio Carlos Zago, que fez questão de enaltecer o apoio das arquibancadas.
“Quero aqui fazer um agradecimento especial ao torcedor, que fez uma festa simplesmente espetacular, empurrando do começo ao fim, jogando junto e mostrando a força do Jaconi. Estão de parabéns e que todos possam nos incentivar fora de casa”.
O Juventude retorna aos treinamentos nesta sexta-feira, quando a equipe inicia os preparativos para o jogo da volta, marcado para domingo, às 16h, na Arena, em Porto Alegre. (JuventudeOficial)