Offline
HANDEBOL - Unipar de Cianorte sedia Paranaense em Cadeiras de Rodas
05/05/2016 09:42 em Handebol

A Universidade Paranaense, unidade de Cianorte, e a Federação Paranaense de HCR, promovem, em parceria com o município, a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeiras de Rodas (HCR). Com apoio da Associação dos Deficientes Físicos de Cianorte e da Secretaria Municipal de Esportes, o evento acontece neste sábado (7), no Complexo Esportivo da Unipar.

 

As disputas começam às 8h30. Vão competir, além da equipe Unipar/Cianorte, as de Toledo, Maringá, São Miguel do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão, nas categorias HCR4 e HCR7.

 

A equipe da Unipar/Cianorte está confiante em obter bons resultados, pois os treinos coletivos estão intensivos desde fevereiro e o ritmo da preparação física individual semanal dos jogadores, também.

 

Como parte do treinamento, os jogadores realizaram um amistoso contra a cidade de Maringá, que serviu para que os últimos ajustes táticos fossem adaptados, informa a coordenadora do AMA (Atividades Motoras Adaptadas), professora Ellen Barbosa Melo. 

 

Ela e a equipe ligada ao AMA, projeto de extensão do curso de Educação Física, estão à frente dos trabalhos.

O AMA foi criado em 2008. O time de HCR do Câmpus, desde então, participa de competições estaduais e nacionais. Os resultados têm sido tão bons que, durante esse período já escalou atletas para a seleção brasileira.

 

Atualmente, a coordenadora, que também é presidente da Federação Paranaense de HCR, professora Ellen Rodrigues Barbosa Melo, trabalha para que o esporte seja reconhecido em âmbito paraolímpico.

 

“A modalidade foi criada na Unipar e isso fez com que muitos alunos se especializassem na área da educação física adaptada; a prática ajudou a divulgação e crescimento do projeto”, comemora.

 

O estagiário do projeto, Alcir Gustavo Bressianini, diz que tem sido muito produtiva sua participação no AMA.

 

 

“Aprendemos a trabalhar com as características positivas dos atletas, deixando suas limitações de lado”. Seu colega, Everton Teodoro, concorda e acrescenta: “É gratificante fazer parte desse grupo que não mede esforços para realizar os objetivos da equipe”. (Obemdito)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!