Offline
SÉRIE PRATA - Treino funcional ajuda na performance do São José dos Pinhais
24/06/2016 10:58 em Futsal - Série Prata do Paranaense

A parceria firmada com a Movimenta Fisioterapia, localizada no bairro Bacacheri, em Curitiba, tem contribuído com a melhora da performance dos jogadores do Novo Futsal São José dos Pinhais na disputa da Série Prata do Campeonato Paranaense de Futsal. Isto porque, de acordo com a necessidade de cada um, os atletas, sob os cuidados do fisioterapeuta Diego Carvalho, têm realizado o treinamento funcional, que ajuda também na prevenção de lesões durante a sequência de jogos pela competição estadual.

 

“A técnica do treinamento funcional visa tanto potencializar a resistência dos jogadores como prevenir ou ajudá-los a se recuperar de lesões. Nos trabalhos, são exploradas as capacidades físicas mais exigidas no futsal como a agilidade, a força, a concentração, a velocidade e a explosão muscular. Dentro do futsal, busca-se trabalhar a melhora do movimento específico e adquirir equilíbrio das cadeias musculares, diminuindo as chances de lesão”, apontou Carvalho.

 

Diego Carvalho explicou ainda que, no futsal, há ações curtas e intensas, mas longas pausas para novas ações e, durante o treinamento funcionamento, é feito um trabalho para adaptar ao jogador com a realidade dos jogos.

 

“Durante o treinamento funcional, procuramos criar uma adaptação ao atleta, para que possa realizar os movimentos com mais intensidade e segurança, diminuindo a chance de fadiga muscular. Na partida, o atleta utiliza de força explosiva, resistência e em determinados movimentos, força máxima. Para aprimorar o desempenho, é importante trabalhar o fortalecimento articular e o centro de equilíbrio, especificamente no fortalecimento do core e exercícios de propriocepção”

 

Com o time são-joseense, o trabalho é desenvolvido separadamente com cada jogador e os trabalhos, segundo Diego Carvalho, são realizados de acordo com a necessidade de cada jogador. Por isso e, aproveitando da grande estrutura da Movimenta Fisioterapia, os trabalhos são realizados, na sua maioria, de maneira isolada, para que o objetivo final possa ser atingido pelo profissional e pelo jogador.

 

 

“Os exercícios devem ser realizados com alta intensidade, velocidade e frequência de movimentos próxima da realidade de uma partida, sendo possível trabalhar de forma integrada ou isolar os objetivos durante cada sessão de treino”, concluiu Diego Carvalho.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!