Offline
Curso na UEM abordará tolerância, perspectiva e teologia no Renascimento
03/12/2019 08:29 em Notícias de Maringá

Dois dos maiores especialistas brasileiros em estudos sobre o Renascimento, os professores Jonathan Molinari, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Fábio Maia Bertato, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), irão ministrar curso nos dias 17 a 20 de dezembro, na Universidade Estadual de Maringá, durante o evento "Jornadas sobre o Renascimento: tolerância, perspectiva e teologia".

 

Jonathan vai abordar "A origem da ideia de tolerância no Renascimento italiano". O programa do curso leva em conta que "o ideal de “concordia philosophorum”, no centro da reflexão filosófica de Giovanni Pico, é um sinal da profunda tensão que caracteriza a filosofia do Renascimento italiano. Na “Oratio de hominis dignitate”, no “Commento sopra una canzone de amore” e em “De ente et uno”, Giovanni Pico busca criar uma nova filosofia baseada nos ideais de tolerância e de paz". 

 

Neste contexto, o trabalho de Pico é crucial para a compreensão da importância dos esforços humanistas em realizar o projeto de convivência religiosa e de superar as tensões inter-religiosas e confessionais que atravessam a cultura medieval e renascentista europeia. O curso pretende abordar o problema da origem moderna da tolerância assim como foi elaborado na filosofia de Pico della Mirandola e em relação a outro grande filosofo do Renascimento: Nicolau de Cusa. É o próprio fundamento do princípio cusaniano da tolerância entre religiões monoteístas: todas admissíveis no plano doutrinário, não porque iguais, mas porque cada uma define, dentro dos limites da própria, peculiar, doutrina, uma realidade infinita.

 

A fala do professor da Universidade Federal do Pará ocorre nos dias 17, das 13h30 às 17h30, e 18, das 8 às 12 horas, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), bloco H-35.

 

Fábio Bertato vai tratar dos temas "De Certitudine Mathematicarum: três querelas que ajudaram a moldar o pensamento científico e filosófico na Idade Moderna" e "Esboço para uma Teologia Natural Formal".

 

Na primeira palestra, o professor discorrerá sobre três disputas que ajudaram a configurar o pensamento ocidental entre os séculos XV e XVIII, a saber: a "Quaestio de Certitudine Mathematicarum" (Questão sobre a Certeza das Matemáticas), a Querela da Perspectiva, e os "Cartelli Disfida Matematica" sobre as equações de terceiro grau. Fábio discutirá os seus contextos e contribuições para as Ciências, Filosofia e Matemática, no período em questão.

 

Na segunda palestra, ele mostrará que a presente contribuição esboça um simples tratamento formal de questões muito importantes em Teologia Natural, que são o Problema Lógico do Mal, os conceitos de seres contingentes, não-contingentes e supremos, bem como a existência e a unicidade de Deus e do "Ipsum Esse Subsistens". Em especial, o professor da Unicamp apresentará um argumento para a existência de um ser necessário, inspirado na "Tertia Via" de Tomás de Aquino. 

 

Essa abordagem é inserida no contexto da Lógica Formal Aplicada, mediante construções formais de linguagens, formulações precisas de doutrinas filosóficas, suas possíveis axiomatizações e deduções de teoremas.

 

Tanto a primeira quanto a segunda conferência ocorrerá das 8 às 12 horas, sendo a primeira, no dia 19, no auditório do Bloco H-12, sala 14, e a segunda no Bloco H-35.

 

Inscrições

As inscrições para a "Jornadas sobre o Renascimento: tolerância, perspectiva e teologia" tiveram início na segunda-feira (2) e são gratuitas.

 

Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail "sec-dfl@uem.br" até o dia do Encontro. Basta informar o nome completo, o número do CPF e do RA, se for aluno da UEM.

 

Outras informações sobre o evento, sob a coordenação do professor Vladimir Chaves dos Santos, do Departamento de Filosofia (DFL), pelo telefone (44) 3011-8925, no DFL. 

 

A promoção é Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

 

Jonathan

Doutor em Filosofia pelo Istituto Italiano di Scienze Umane-Scuola Normale Superiore di Pisa, Jonathan é mestre pela Faculdade de Letras e Filosofia pela Università degli Studi di Bologna. 

 

Desde 2012, integra o corpo editorial do periódico Philosophia (Bollettino della Società Italiana di Storia della Filosofia) e de Dianoia (Rivista del Dipartimento di Filosofia dell'Università di Bologna). Concluiu o pós-doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP). Publicou, em 2016, o livro intitulado "Libertà e discordia: Pletone, Bessarione, Pico della Mirandola", pela editora Il Mulino (Bologna). 

 

É também autor do livro "L'eroismo tragico di Adamo. L'umanesimo di Pico della Mirandola (2018)", publicado na Itália pela Editora 1088 Bologna University Press. Foi professor visitante na Universidade de Bolonha e na Universidade de Florença. É líder do grupo de pesquisa Humanismo e Utopia e curador e tradutor italiano do livro de Vladimir Safatle, O Circuito dos afetos (projeto aprovado e financiado pela Fapesp.

 

Fábio

O professor da Unicamp possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - 2001) e doutorado em Filosofia pela Unicamp.

 

Atualmente é pesquisador, membro e diretor associado do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE/Unicamp) na área de Epistemologia e História da Ciência; membro da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). 

 

Ocupa a função de coordenador-Adjunto e Gestor do Núcleo de Epistemologia do Instituto de Formação e Educação de Campinas (IFE Campinas) e coordenador principal do CCFT Working Group. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos temas Matemática, Lógica Matemática, História e Filosofia da Matemática, Ensino de Matemática, História da Ciência, Sistêmica e Ontologia Formal.

(Arte: Comunicação UEM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!