A Itália se classificou para a grande final da Eurocopa. Para isto a equipe comandada pelo técnico Roberto Mancini superou a Espanha por 4 a 2 na disputa de pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Com a bola rolando os gols vieram apenas na etapa final. Aos 15 minutos, Chiesa recebeu de Immobile, cortou para o meio e chutou cruzado para abrir o marcador para os italianos. Porém, aos 34 Morata empatou para a Espanha após boa tabela com Olmo.
Após uma prorrogação sem gols, a vaga para a final foi decidida nas penalidades máximas, e a Azurra levou a melhor. Coube ao brasileiro naturalizado italiano Jorginho a batida final para levar a Itália à final do próximo domingo (11) no estádio de Wembley, em Londres.
Os italianos esperam agora o vencedor do duelo entre Inglaterra e Dinamarca, que se enfrentam nesta quarta (7), às 16h (horário de Brasília).
Com o triunfo desta terça a Azurra chega à sua quarta decisão de Eurocopa. Os italianos triunfaram apenas em 1968, sendo vice-campeões em 2012 e em 2000.
(Texto: Rodrigo Ricardo/Agência Brasil)