Jovens têm a oportunidade de participar de cursos e workshops organizados pela Prefeitura de Maringá, que tem o intuito de capacitar para o mercado de trabalho e ainda incentivar a criação de uma geração de novos empreendedores para a cidade. Esta é uma das vertentes da gestão Ulisses Maia, que pretende transformar Maringá em Cidade Classe Mundial, com a internacionalização de produtos e serviços.
Nicolas Trindade, de 16 anos, poderá fazer parte deste time de jovens que, mesmo com a pouca idade, já estão se preparando para o mercado de trabalho e também para o mundo dos negócios.
Ele foi um dos participantes dos cursos realizados pela Prefeitura de Maringá neste ano, por meio da Secretaria de Juventude e Cidadania, e já colocou em prática alguns ensinamentos.
Por meio de um canal no Youtube, ele narra jogos ao vivo e convida o pessoal para uma resenha futebolística. “O curso foi maravilhoso. Despertou ainda mais o meu lado empreendedor”, disse ele, diretamente do seu “local de trabalho”: um pequeno quarto da sua casa, no Parque Lagoa Dourada, em Maringá, onde mora com os pais.
E embora alguns retratos exibidos no quarto deflagrem uma criança flamenguista, Nicolas faz questão de lembrar que é gremista roxo.
“Meu pai torce para o Flamengo e tentou me convencer, mas eu gosto do Rio Grande do Sul e torço para o Grêmio”, ressalta ele, aproveitando a visita da reportagem da Diretoria da Comunicação para anunciar: nesta terça-feira, 13, o jovem empreendedor maringaense narrará, ao vivo, o jogo entre LDU x Grêmio, válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
CURSOS PRÁTICOS - Dentre as atrações do programa Jovem Empreendedor, workshops trataram sobre desenvolvimento de novos negócios, estratégias de como atrair clientes e ainda ações práticas, como o correto uso da ferramenta WhatsApp Business ou um bom relacionamento dos negócios no universo Google.
“Nosso objetivo é qualificar nossos jovens para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho, geração de emprego e renda para amenizar a vulnerabilidade econômica e integrar a juventude na retomada econômica da cidade”, diz o secretário de Juventude e Cidadania de Maringá, Emmanuel Predestin.
NOVAS TURMAS - Uma das idealizadoras do projeto, a servidora Cary Bertazonni explica que, diante do sucesso do Jovem Empreendedor e os mais de 250 participantes, novas turmas poderão ser abertas ainda no mês de agosto.
“O jovem tem um olhar inovador e alto poder transformador. Queremos incentivá-lo a investir cada vez mais na sua ideia, contribuindo para sua realização profissional e pessoal”, finaliza Cary.
(PMM)