Offline
Calderano é o primeiro mesa-tenista do Brasil a alcançar as quartas em Jogos Olímpicos
27/07/2021 12:55 em Jogos Olímpicos

Hugo Calderano é o primeiro brasileiro a romper a barreira das oitavas de final no torneio individual de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos. Na manhã desta terça-feira (27), ele bateu, em confronto muito equilibrado, o sul-coreano Jang Woojin, por 4 a 3 (11/7, 9/11, 6/11, 11/9, 4/11, 11/5 e 11/6), no Ginásio Metropolitano de Tóquio, mantendo vivo o sonho da medalha olímpica na Ásia.

O jogo que decide quem vai disputar pódio nos Jogos é contra um velho conhecido. Dimitrij Ovtcharov, um dos grandes ídolos do tênis de mesa alemão, seu companheiro de clube a partir da próxima temporada europeia, no Orenburg, da Rússia. A partida será disputada nesta quarta-feira, às 9h (de Brasília).

“É uma sensação incrível, foi um jogo sensacional. Todo jogo de 4 a 3 tem muitos jogos dentro dele mesmo, cinco ou seis táticas diferentes para ganhar no final. Estou muito orgulhoso de ter mantido o foco mental até o final e ter conseguido a vitória”, disse o brasileiro, resumindo o que foi o duelo.

A partida começou equilibrada. Calderano tinha dificuldades na recepção, embora sacasse com eficiência. Da metade para o final, passou a virar mais bolas e conquistou a vantagem em sets. Na segunda parcial, um jogo ainda mais equilibrado, com Woojin variando bastante os golpes e o brasileiro não tendo o mesmo desempenho nos serviços. Assim, o sul-coreano conseguiu o empate.

No terceiro set, Calderano seguiu com dificuldades, principalmente nas bolas longas. Desta forma, o sul-coreano conseguiu virar o placar em sets. O brasileiro reagiu na quarta parcial, tentando encurtar mais o jogo. Escolhendo melhor o momento de definir os pontos, conseguiu a vitória que empatou o confronto.

O pior momento de Calderano foi o quinto set. Saiu atrás, não conseguiu fazer seu melhor jogo e teve todas as tentativas de variação neutralizadas. Em desvantagem e precisando vencer para forçar o set desempate, o brasileiro foi preciso na sexta parcial e respondeu à altura. Novo empate no placar e a decisão adiada para o sétimo set.

E esta decisão foi disputada ponto a ponto. Quem errasse mais, poderia desperdiçar a chance. Woojin errava mais. Calderano conseguia encaixar seus golpes, abriu quatro pontos e o técnico da Coreia do Sul pediu tempo. Funcionou, com três pontos seguidos e jogo novamente aberto.

Desta vez, foi Jean-René Mounié quem pediu tempo, para o ajuste que definiria a classificação para a próxima fase. O brasileiro voltou pleno para a mesa e conseguiu fazer história novamente.

Emoção e orgulho

Durante a entrevista na zona mista, Calderano se emocionou ao ser perguntado sobre o resultado histórico para o tênis de mesa do Brasil. “Senti a emoção de todo mundo na hora em que todos vieram me abraçar”, disse, antes de parar para respirar, com olhos marejados.

O brasileiro também falou sobre o duríssimo duelo desta terça. “Durante o jogo, precisamos mudar a tática o tempo inteiro. É um jogador Top também, ele consegue se adaptar. O Jean-René me ajudou muito também e foi uma chave para esta vitória”, analisou Calderano. Por sua vez, o técnico tinha um largo sorriso no rosto após o triunfo. “Estou satisfeito com o desempenho do Hugo. Foi uma briga intensa, mas o caminho ainda é longo”, alertou.

Para buscar a semifinal e estar no grupo de atletas que brigará pelas três medalhas olímpicas, Calderano precisará vencer Dimitrij Ovtcharov. Apesar de já terem se encontrado muitas vezes, o brasileiro nunca levou a melhor.  Mas, para tudo existe uma primeira vez.

“O Ovtcharov foi medalha de bronze em Londres, está há muitos anos entre os melhores, já foi número 1 do mundo e tem muita experiência”, elogiou Calderano.

(Texto: CBTM. Foto: Wander Roberto/COB)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!