Palmeiras empata com o São Paulo no Morumbi e tem 10 jogos invicto no Brasileiro
01/08/2021 09:37 em Futebol - Campeonato Brasileiro

O Palmeiras foi ao Morumbi para enfrentar a equipe do São Paulo pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite de sábado (31) e os times empataram sem gol; desta forma, o Verdão somou importante ponto fora de casa, ampliando sua pontuação na liderança do certame: agora são 32, seguido do vice-líder Atlético-MG, com 28, que joga pela rodada neste domingo (01/08) contra o Athletico-PR no Mineirão. O próximo compromisso do Alviverde é contra o Fortaleza, no próximo sábado (07), pela 15ª rodada do Nacional, às 21h, no Allianz Parque.

 

Com o resultado, o Verdão chegou ao décimo jogo invicto seguido no retrospecto geral. Nesta sequência, foram nove vitórias em série (Bahia, Internacional, Sport, Grêmio, Santos, Universidad Católica-CHI, Atlético-GO, Universidad Católica-CHI e Fluminense) e este empate com o São Paulo. Aliás, as nove vitórias seguidas já representam uma das maiores séries de vitórias do time palmeirense neste século, atrás só das temporadas de 2008 e 2019, nas quais a equipe atingiu dez triunfos consecutivos em ambas as ocasiões. O Palmeiras ainda tem a maior série invicta dos times que compõem a elite do futebol nacional, com estes dez jogos invictos (nove vitórias e um empate), seguido do Atlético-MG e do Ceará, que ainda jogam pela rodada – mas os mineiros somam sete vitórias e dois empates, enquanto os cearenses têm três vitórias e seis empates.

Levando em conta só os jogos fora de casa, já são cinco duelos invictos – quatro vitórias consecutivas e agora este empate contra o São Paulo (os triunfos foram contra o Internacional, Sport, Universidad Católica-CHI e o Atlético-GO) – tal desempenho contribuiu para que o Palmeiras, na atualidade, tivesse o melhor aproveitamento na condição de visitante dentre todos os participantes da Série A do Brasileiro, levando em conta todas os jogos da temporada (incluindo partidas de estaduais e continentais) e também especificamente no Brasileirão, torneio do qual é o melhor visitante da edição atual.

De quebra, o fato de não ter sofrido fez com que o Maior Campeão do Brasil chegasse a cinco jogos sem sofrer gol – um recorde na Era Abel Ferreira, que já havia chegado a quatro partidas sem ser vazado no comando do time outras duas vezes – uma em maio deste ano, quando passou ileso por Ponte Preta, Independiente del Valle-EQU, Bragantino e Corinthians, e outra em 2020, nos primeiros quatro compromissos sob comando português, quando não tomou gol na sequência de jogos contra o Bragantino, América-MG, River Plate-ARG e Sport (naquela ocasião, aliás, a equipe completou cinco duelos seguidos sem sofrer gol, pois vinha de uma partida zerada sob o comando de Andrey Lopes).

A última vez que o Alviverde ficou por seis partidas sem ser vazado foi em maior de 2019, sob o comando de Felipão – série esta que o Palmeiras pode voltar a atingir já no próximo final de semana, caso passe ileso pelo Fortaleza, pela 15ª rodada do Brasileirão. A série de Felipão, aliás, em maio de 2019, foi além das seis partidas, chegando a sete: Internacional, San Lorenzo-ARG, Atlético-MG, Santos, Sampaio Corrêa, Botafogo e Sampaio Corrêa-MA. Em toda a história, o recorde de jogos em sequência sem sofrer gols é de 12 partidas, registrado em 1987. No século 21, o recorde foi obtido em 2018, com nove jogos, seguido por 2019, com sete.

MELHOR ATAQUE NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Mesmo não tendo balançado as redes, o Palmeiras continua com o melhor ataque na atual edição do Campeonato Brasileiro, com 25 gols marcados em 14 partidas (média de 1,78 gol por jogo), seguido pelo Red Bull Bragantino, que possui 24 gols em 13 partidas (média de 1,85 gol por jogo).

MELHOR APROVEITAMENTO NO CAMPEONATO BRASILEIRO

O Palmeiras possui o melhor aproveitamento de pontos neste Campeonato Brasileiro, com 76% – em 14 jogos, o Verdão venceu 10, empatou dois e perdeu dois. O próximo da lista é o Atlético-MG, com 69,44%.

MELHOR APROVEITAMENTO COMO VISITANTE NA TEMPORADA

O Verdão tem o melhor aproveitamento de pontos como visitante na temporada 2021 entre os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, com 73% – em 22 jogos disputados fora de seus domínios, o Verdão venceu 15, empatou quatro e perdeu três. O próximo da lista é o Fortaleza, com 70,83%.

POLÊMICA

A polêmica da partida ficou por conta do VAR. No primeiro tempo, houve um pênalti para o São Paulo aos 38 minutos, mas o VAR detectou irregularidade na marcação. Entretanto, a polêmica veio no segundo tempo, quando um lance confuso em gol contra de Gustavo Gómez aos 43 minutos, após cobrança de falta do time tricolor, deu o que falar. Porém, após meticulosas  análises no VAR, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira reconheceu que o gol não poderia ser validado, já que o zagueiro são-paulino Miranda dava condições de impedimento interferindo no adversário em contato com Patrick de Paula, próximo de onde Gómez cabeceou contra suas redes. Além disso, o próprio técnico palmeirense Abel Ferreira questionou veementemente a marcação da falta (origem do lance polêmico), assegurando que nada deveria ter sido apitado a favor do time tricolor.

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Renan; Danilo (Patrick de Paula, aos 36’2ºT), Zé Rafael, Gustavo Scarpa (Gabriel Veron, aos 12’/2ºT) e Raphael Veiga (Victor Luis, aos 41’/2ºT); Wesley (Breno Lopes, aos 12’/2ºT) e Deyverson (Willian, aos 36’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

(Texto: Palmeiras. Foto: Marco Greco/Palmeiras)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!