No Paraná, evento para motociclistas trabalha técnicas de condução e dá dicas para evitar acidentes
01/08/2021 17:19 em Notícias do Paraná

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) , juntamente com outros órgãos ligados ao trânsito urbano, promoveram uma manhã de instrução gratuita para quem usa a moto como ferramenta de trabalho. O projeto Trampo Seguro foi desenvolvido para que esse público conhecesse melhor o veículo, as habilidades de condução para evitar acidentes e a legislação de trânsito. O evento aconteceu neste sábado (31) e fez parte das iniciativas em alusão ao Dia do Motociclista, que ocorreu em 27 de julho.

Os motoboys que participaram da atividade tiveram contato com diversas temáticas. Cada órgão parceiro montou uma tenda e apresentou informações, equipamentos e materiais educativos relacionados a cuidados na direção, infrações de trânsito e tipos de traumas mais comuns em acidentes.

Os profissionais dos órgãos envolvidos compartilharam um pouco da experiência adquirida e repassaram dicas de segurança aos motociclistas, que foram orientados sobre o papel de cada instituição no trânsito urbano e como podem ter apoio em caso de necessidade.

Além do BPTran e do Detran-PR, a ação contou com a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Guarda Municipal, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Observatório Nacional de Segurança Viária e Escola de Trânsito do Detran-PR.

Marcia Dias Marques Cordeiro foi habilitada para moto no ano passado. Para ela, o contato fez toda a diferença para ter mais habilidade na condução de sua scooter.

“Aprendi mais sobre as infrações de trânsito. Outro ponto importante foi sobre os acidentes e os tipos de traumas com motocicletas, o tipo de capacete ideal para evitar lesões mais graves, enfim, muitas informações que só agregam para à minha segurança”, disse.

De acordo com o coordenador de Educação do Detran-PR, Michael Bogo, o resultado foi positivo e a expectativa é que esse trabalho seja expandido. “Conseguimos envolver todos os parceiros do trânsito e passar o recado aos motociclistas sobre a importância dos cuidados na direção. O que fizemos foi o primeiro passo para iniciar um novo projeto e, assim, disponibilizar esse curso de grande importância para uma quantidade muito maior de pessoas”, afirmou.

PRÁTICA - O pátio do Detran-PR foi preparado para receber os motociclistas e os integrantes da Companhia Tático Móvel de Trânsito (Cotamotran) prepararam alguns desafios para os participantes das instruções práticas em baixa velocidade. O primeiro foi o slalom, para estimular a habilidade de desvio de obstáculos entre os cones. A segunda manobra foi o oito, com curvas para a direita e esquerda, e a terceira trabalhou os tipos de frenagem.

“Apresentamos a eles algumas técnicas que podem ser muito importantes para evitar acidentes nas ruas. Nosso objetivo foi mostrar que a moto é uma máquina que depende do controle do seu condutor para que seja usada com responsabilidade. É necessário ter respeito e controle sobre o veículo, e o controle se adquire com a prática”, explicou Bogo.

(Texto: AEN. Foto: BPTRAN)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!