Offline
Governo de Maringá participa da reunião de adesão a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa
03/08/2021 17:24 em Notícias de Maringá
O Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) realizou nesta terça, 3, no Auditório Hélio Moreira, na Prefeitura de Maringá, um encontro que abordou o programa  Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebap). A secretária de Assistência Social de Maringá, Sandra Regina Jacovós, e o secretário de Assuntos Metropolitanos Institucionais, Fausto Herradon, participaram do evento que reuniu representantes dos municípios da Amusep.
 
O Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa foi instituído pelo governo federal. Consiste em conhecer as políticas públicas voltadas à população idosa no município, por meio de um levantamento de programas, projetos, serviços e ações oferecidas para a população idosa na localidade. Maringá já aderiu ao programa e está seguindo as etapas necessárias para conquistar a certificação como “Cidade Amiga do Idoso”. 
 
Para alcançar este objetivo, Maringá instituiu o Comitê Gestor da Estratégia, composto por representantes de diversas secretarias, e tem por prerrogativa unir esforços de todos os parceiros, observando a intersetorialidade e as especificidades das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
 
Maringá possui várias ações voltadas à preservação da saúde, dignidade e qualidade de vida dos idosos. Entre elas, a Proteção Social Especial de Médica Complexidade (Centro Dia), que realiza atendimento integral diurno destinado à pessoas idosas em situação de risco social e pessoal. A cidade  possui o Condomínio do Idoso com rampas de acessibilidade, academia de terceira idade e pátio de convivência. A Prefeitura está construindo outros 36 apartamentos ao lado do atual condomínio. O Município também tem construído academias ao ar livre em praças e outros espaços públicos voltadas aos idosos. São mais de 50.
 
Alcançar o Selo de Cidade Amiga do Idoso é uma das formas que Maringá tem de mostrar que segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os objetivos está a diminuição das desigualdades entre os países e um deles tem a meta de eliminar a discriminação etária, dando autonomia e dignidade as pessoas idosas.
(Foto: Mileny Melo/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!