Offline
Doação de microscópios fortalece o ensino e o conceito de Cidade Inteligente da Prefeitura de Maringá
03/08/2021 17:30 em Notícias de Maringá
A doação de 100 microscópios pela empresa Wecap Tech à Prefeitura de Maringá vai ao encontro do conceito de Cidade Inteligente que o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, trabalha em diferentes setores. Um deles é a educação. O Município é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação. 
 
O Termo de Doação foi assinado na tarde de hoje (3). “Ficamos muito felizes em receber esse projeto de tecnologia e inovação”, ressalta Ulisses Maia, complementando que este é um exemplo de como o mundo está globalizado, já que é um “projeto criado nos Estados Unidos e que será usado pelos alunos da rede municipal de ensino de Maringá”.
 
A pesquisa com os microscópios de papel sintético portátil Foldscope começou em 2011. A Wecap Tech colocou o produto no mercado em 2018 e está hoje em 150 países. Mas, essa é a primeira vez que será usado na rede pública. Até então, só estava presente em escolas particulares, inclusive com professores comprando o material para ser usado pelos alunos, tamanha a funcionalidade em relacionar ciência e meio ambiente. 
 
O Foldscope tem capacidade de ampliar a imagem ou objeto em 140 vezes. Com isso, o aluno tem referências práticas bem realistas e descobre um universo até então não disponível no material didático escolar. “É uma exploração sem fim. Estamos doando não só o equipamento, mas todo o programa Micromundo para ser usado pelos professores e alunos de Maringá”, explica a sócia da Wecap Tech, Cintia de Brito Capasso, que é filha de pioneiros maringaenses e montou a sede de sua empresa na cidade. 
 
A secretária de Educação, Tania Periotto, explicou que as escolas municipais Milton Santos, no Parque Avenida, e a Victor Beloti, no Jardim Ebenezer, receberão os equipamentos para uso nas turmas do ensino fundamental. Também participaram da assinatura do Termo de Doação o vice-prefeito Edson Scabora, o vereador Paulo Biazon, diretores escolares e servidores.
 
TECNO - Entre os projetos tecnológicos de Cidade Inteligente (Smart City) já aplicados em Maringá estão os mapas interativos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam), os totens para serviços instalados em espaços públicos, as placas de rua com energia fotovoltaica, o uso de notebooks pelos alunos de escolas municipais, entre outros. Além do Parque de TI que está para receber as primeiras construções.
(Texto: Andye Iore. Foto: Mileny Melo/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!