Offline
João Menezes avança em simples e duplas em San Marino
13/08/2021 10:58 em Tênis

Duas vitórias e muitas horas na quadra para João Menezes nesta quinta-feira (12) no Challenger de San Marino. Primeiro, o mineiro enfrentou uma batalha de 3h46min e três tie-breaks para avançar às quartas de final de simples. Pouco depois, já estava jogando de novo, ao lado do parceiro gaúcho Rafael Matos, encerrando a maratona do dia nas duplas. Eles venceram o confronto entre parcerias brasileiras, diante do paulista Felipe Meligeni e do gaúcho Orlando Luz, em 1h20min: 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3, e estão na semifinal. Em simples, Menezes – número 4 do Brasil e 233 do mundo – derrotou o italiano Francisco Forti (352 do ranking), que veio do qualifying, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (2-7), 7/6 (7-2) e 7/6 (11-9). 

“Não sei nem o que falar da partida de hoje diante do Forti. Eu só fui jogando ponto a ponto e dando o máximo que eu podia em quadra”, comentou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

Menezes volta à quadra nesta sexta-feira (13), jogando novamente em simples e duplas. Às 12h (horário de Brasília), na quadra central, em busca de vaga na semifinal, enfrenta o dinamarquês Holger Vitus Nodskov Rune (191), que derrotou o italiano Salvatore Caruso – cabeça de chave 3 e 113 do mundo: 2/6, 7/6 (7-4) e 6/2. Mais tarde, Menezes e Matos jogam contra os norte-americanos Evan King e Max Schnur, valendo lugar na decisão do torneio. 

No primeiro jogo do dia, um set inicial sem quebras foi decidido no tie-break, em que Forti dominou e venceu por 7-2. No segundo, Menezes conseguiu o break no sexto game, abrindo 4/2, mas Forti devolveu em seguida, deixando tudo igual. Novo tie-break, com o mineiro dominando e devolvendo o 7-2. O jogo foi para o terceiro set. Mais uma vez, Menezes ficou em vantagem, quebrando para marcar 2/1. O adversário igualou tudo novamente no 5/5. E aí foram para um disputado e equilibrado tie-break final, que terminou com a vitória do mineiro por 11-9.

Nas duplas, Menezes e Matos começaram quebrando no terceiro game, 2 a 1. Mas, Meligeni e Luz devolveram, deixando tudo igual. Um novo break, no 11º game, colocou novamente o mineiro e o gaúcho em vantagem, que fecharam na sequência em 7/5. Depois, no segundo set, com um break no quinto game, ficaram à frente e venceram por 6/3. 

Este é o segundo torneio que Menezes disputa no saibro europeu neste mês de agosto, após representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Antes, esteve em Cordenons, na Itália. Nesta temporada, em julho, Menezes retornou a Itajaí (SC), para treinar na academia ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, base de seus treinamentos pela terceira vez na carreira, passando a contar com a parceria fixa do técnico Patrício Arnold, da ADK Tennis.

Temporada 2021 - Na temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya ficou duas vezes na estreia. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, do ATP 250 de Córdoba, do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na estreia do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali.

Depois, em Orlando (EUA), uma vitória em duplas. Em Tallahassee (EUA), uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, Itália, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, Alemanha, uma vitória no quali e duas na chave principal. Novamente em Biella, uma vitória em duplas. Em maio, disputou o quali de Roland Garros, com duas vitórias. E, em junho, dois challengers em Almaty, no Cazaquistão, com vitórias na estreia. Em agosto, duas vitórias em simples e duas em duplas em San Marino. 

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

(Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!