Offline
Brasileiros João Menezes e Rafael Matos são vice-campeões em San Marino
15/08/2021 08:01 em Tênis

O mineiro João Menezes e o gaúcho Rafael Matos são vice-campeões do Challenger de San Marino. No sábado (14), a dupla brasileira perdeu de virada, na final, para o tcheco Zdenek Kolar e o venezuelano Luis David Martinez – cabeças de chave 4 -, por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/3 e 10-3, em 1h24min. O mineiro segue, agora, para os Estados Unidos, preparando-se para a disputa do qualyfying do US Open, em Nova York.

Menezes deixa San Marino após uma semana de boas atuações, chegando às quartas de final de simples e à decisão nas duplas. Foi o segundo torneio seguido que disputou no saibro europeu neste mês de agosto, depois de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Antes, esteve em Cordenons, na Itália.

"Na final de duplas hoje uma pena, porque estávamos 6/1 e 3/1, dominando, e o jogo deu uma reviravolta muito grande. Mas, no geral, a semana foi positiva. Ganhei também dois bons jogos na simples. Agora já indo para os Estados Unidos, para fazer uma semana de treino por lá, quadra dura, depois jogar o qualifying do US Open", explicou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

Menezes e Matos começaram o jogo não dando qualquer chance aos adversários, quebrando duas vezes, abrindo 5/0 e vencendo, depois, por 6/1. E, no segundo, conseguiram o break logo no primeiro game, fazendo 2/0 e 3/1. Kolar e Martinez devolveram a quebra para deixar tudo igual: 3 a 3. E, com novo break, marcaram 5/3, fechando o set em 6/3 e levando a decisão para o match tie-break, em que dominaram e ganharam por 10-3.

Nesta temporada, em julho, Menezes retornou a Itajaí (SC), para treinar na academia ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, base de seus treinamentos pela terceira vez na carreira.

Temporada 2021 - Na temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya ficou duas vezes na estreia. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, do ATP 250 de Córdoba, do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na estreia do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali.

Depois, em Orlando (EUA), uma vitória em duplas. Em Tallahassee (EUA), uma vitória em simples e duas em duplas. Em Biella, Itália, duas vitórias em simples e uma em duplas. Em Heilbronn, Alemanha, uma vitória no quali e duas na chave principal. Novamente em Biella, uma vitória em duplas. Em maio, disputou o quali de Roland Garros, com duas vitórias. E, em junho, dois challengers em Almaty, no Cazaquistão, com vitórias na estreia. Em agosto, duas vitórias em simples e três em duplas em San Marino. 

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

(ZDL Assessoria. Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!