Ontem, dia 14 de agosto, foi dada a largada para a primeira etapa (Seridó) da 29ª edição do Sertões – o maior rali cross-country da Américas. Os 312 competidores, divididos em 189 veículos – sendo 66 motos, 87 UTVs, 36 carros –, encontraram uma especial bastante técnica e com vários desafios para pilotos e navegadores (percurso sinuoso e de poucas retas, e setores de baixa e média velocidade).
Com largada em Tibau do Sul (RN) e chegada em Patos (PB), a etapa Seridó teve 415 quilômetros, sendo 235 quilômetros de trecho cronometrado, passando por uma região montanhosa e seca, com vegetação predominantemente baixa e de cactus.
E este foi só o primeiro passo do Sertões 2021, que segue até o dia 22 de agosto, com a grande final na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), após passar por sete estados nordestinos, em um roteiro de 3.615 quilômetros.
A equipe Goodyear Trailway (#334), formada pelo piloto Luis Carqueijo e pelo navegador Igor Quirrenbach de Carvalho, levam para o evento o projeto Sertões de Zero a $100k. O objetivo é mostrar que o sonho de participar do Sertões é uma realidade mais próxima do que muitos imaginam e, com orçamento de até R$100 mil (valor relativamente baixo para o mundo automobilístico), fará uma participação onde o intuito é concluir o trajeto, sem focar no resultado em si.
A dupla, inscrita na categoria Production T2, pilota uma Mitsubishi L200 Triton R, calçada com pneus Goodyear Wrangler MT/R Kevlar, e nesta etapa, com a marca de 5h18min14seg, conquistou três posições na colocação geral ficando em 27º lugar.
"A especial teve de tudo um pouco. Passamos por diversos tipos de terreno, principalmente, piçarra, trechos de erosões e pedras, o que foi um grande desafio para pneus e para a suspensão dos carros. Tivemos também pisos arenosos, ora rápidos, ora pesados. Houve bastante alternância de solo e, no final, um trecho pesado de trial, aonde vimos diversos carros quebrados. A especial foi dura, como a organização do Sertões 2021 tinha anunciado", comenta Carqueijo.
Hoje, 15 de agosto, tem mais Sertões com “Padim Ciço” – segunda etapa do rally. Com largada em Patos (PB) e chegada em Araripina (PE), a percurso recebeu este nome porque o trecho final passa próximo a Juazeiro do Norte (CE), cidade do Padre Cícero, o “santo” brasileiro. Serão 511 quilômetros, 245 quilômetros de especial.
(Texto: Assessoria. Foto: Magnus Torquato/Divulgação)