O Grêmio enfrentou o Bahia, na Arena, no início da noite de sábado, em jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão.Com gols de Borja e Diego Souza, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari venceu por 2 a 0, somando mais três pontos na competição e alcançando a 17ª posição na tabela.
O primeiro tempo da partida teve muita disputa por parte das duas equipes, porém com o Grêmio sofrendo com uma retranca bem armada, dificultando o avanço para o campo do adversário. A melhor oportunidade foi do Bahia, com Rodriguinho, de cabeça, acertando o poste direito da meta de Chapecó.
Ja no segundo tempo, o Grêmio voltou com mais domínio de bola e sem deixar o Bahia ultrapassar o meio-campo.
Aos 4 minutos, o Tricolor abriu o placar com um golaço de cabeça do atacante Miguel Borja, após cruzamento perfeito de Rafinha, da direita.
Outra finalização certeira veio aos 49", na prorrogação, com o contra-ataque de Lucas Silva. Diego Souza recebeu no meio, passou por dois, Jonas e Matheus Bahia, e finalizou no centro do gol, com saída de Matheus Teixeira.
Grêmio foi a campo com Gabriel Chapecó, Bruno Cortez, Rodrigues, Ruan, Rafinha, Villasanti, Léo Pereira, Lucas Silva, Douglas Costa Miguel Borja e Alisson.
PRIMEIRO TEMPO
Nos primeiros instantes de bola rolando na Arena, Bahia chega na área do Grêmio, com o lateral Nino, acionando Rossi pela ponta direita. Atacante tabela com Rodriguinho para chutar a gol, finalizando na trave de Gabriel.
Aos pouco o Tricolor vai buscando equilibrar a partida.
Aos 8”, Lucas Silva lança boa bola para Léo Pereira, que perde o domínio. Tiro de meta para o Bahia.
Rodriguinho avança pelo meio e arrisca chutando direto para fora
Aos 15’, Douglas Costa recebe a direita e cruza na área. Mas a zaga do Bahia afasta de cabeça; bola volta para o Grêmio com Villasanti, mas ele acaba desarmado.
Com 17’, Villasanti recupera na entrada da área do Bahia, ajeita e manda uma bomba que explode na marcação.
Aos 19’, Grêmio tenta uma chegada com Cortez pela linha de fundo cruzando para Léo Pereira. Atacante acaba mandando para fora.
Aos 27’, Borja ajeita para Alisson, que aguarda por Cortez. Lateral faz a ultrapassagem e cruza em cima da marcação e cava escanteio para o Grêmio
Alisson chega à linha de fundo aos 31’, mas Nino chega pra cortar e cruzar. Matheus Teixeira afasta e bola sobra para Rafinha, que chuta na marcação.
Aos 40’, Léo Pereira dá bom passe para Villasanti nas costas da defesa do Bahia. Volante faz cruzamento e corta escanteio.
Partida segue até os 49”, com empate sem gol.
SEGUNDO TEMPO
Bola começa a rolar na Arena e aos 4’, Grêmio abre o placar com uma jogada certeira de Borja
Em mais uma assistência na temporada, Rafinha cruza na ponta direita e encontra o atacante Borja na segunda trave disputando bola com Nino Paraíba. O atacante colombiano subiu alto e mandou de cabeça para o fundo da rede
Aos 15’, nova chegada de Borja, porém acaba sem possibilidade de finalização.
Grêmio recupera bola do Bahia, e Douglas Costa parte em contra-ataque. Bola chega no atacante gremista, que acaba escorregando no gramado, antes de finalizar.
Partida é marcada também por alguns desentendimentos em campo. Já com 20”, jogadores dos dois times se estranham após entrada forte do atacante Gilberto em Ruan.
Aos 31”, Daniel passa a bola para Raí, que encontra o argentino Mugni na frente. O meia tenta cruzamento, que explode em Lucas Silva e bate nele novamente. É tiro de meta para o Grêmio.
Cartão amarelo para Lucas Silva aos 40", depois do volante chutar bola para longe após falta cometida por Douglas Costa.
Partida vai até os 50 minutos, com gol de Diego Souza aos 49. Lucas Silva puxa contra-ataque. Diego Souza recebe no meio, passa por Jonas e Matheus Bahia e finaliza na saída de Matheus Teixeira no centro da meta.
Grêmio encerra a partida com vitória de 2 x 0 sobre o Bahia.
(Texto: Grêmio Oficial. Foto: Lucas Uebel/Grêmio)