Offline
BRDE e Agência Francesa de Desenvolvimento lançam websérie sobre projetos de energia limpa
23/08/2021 17:52 em Notícias do Paraná

Atuando em parceria no apoio a projetos com impacto positivo no meio ambiente, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) iniciam a partir desta terça-feira (24) a apresentação de uma série de vídeos sobre iniciativas que contemplam a geração de energia com fontes renováveis e melhorias em sistemas de iluminação pública. Ao todo, a websérie reúne seis vídeos. A periodicidade da divulgação será semanal, sempre às terças-feiras, no canal doBRDE no YouTube e também nas mídias soiais do banco.

Com investimentos que alcançam R$ 320 milhões, a parceria já contabiliza 45 projetos na região Sul do Brasil, a partir de um fundo de 50 milhões de euros destinado a financiar propostas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Denominada de Parcerias no Desenvolvimento Sustentável da Região Sul, a websérie vai reunir exemplos de empresas privadas que buscaram financiamento do BRDE para implantar usinas de geração fotovoltaicas e a partir de fontes hídricas. Ao todo, os projetos apoiados representam crescimento de 290 GWh por ano na geração de energia renovável e uma redução de 22 milhões de toneladas na emissão de dióxido de carbono (CO2).

PARANAENSE - O trabalho relata, também, projetos de instituições e prefeituras que investiram para ganhar maior eficiência energética e avanços no sistema de iluminação pública. É o caso da Prefeitura de Guarapuava, primeiro destaque da série que estará disponível no canal do  BRDE no YouTube e também nas mídias soiais do banco. Pioneiro no país, o projeto Ilumina Guarapuava permitiu que, em apenas um ano, todas as luminárias da cidade fossem substituídas por lâmpadas LED, o que representou economia de consumo de energia e maior segurança à população local.

Ainda no ano passado, BRDE a AFD estabeleceram uma nova parceria, agora no montante de 70 milhões de euros. Esse fundo é um esforço conjunto para estimular a retomada da economia sustentável nos três estados do Sul.

(Texto: AEN. Foto: Prefeitura de Guarapuava)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!