Offline
Futuro dos negócios e mobilidade urbana sustentável são temas do segundo dia do Conecta 2021
26/08/2021 20:13 em Notícias do Paraná

A 7ª edição do Conecta 2021 teve continuidade, na manhã desta quinta-feira (26), com palestras que abordaram os temas “Prototipando o Futuro dos Negócios", com a presença do consultor e autor André Carvalhal, e “Mova sua Mente”, ministrada por Ricky Ribeiro, criador do primeiro portal de mobilidade urbana sustentável do Brasil. 

 
O evento online e gratuito, realizado pelo Sebrae/PR, tem como principal objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e fomentar a inovação no Estado do Paraná. É voltado para startups, empreendedores, investidores, empresas inovadoras, atores do ecossistema de inovação e habitats de inovação. 
 
Na Sala Atitude, Ricky Ribeiro abordou a mobilidade urbana sustentável. Diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) em 2008, ele passou a dedicar integralmente seus esforços à temática. Coautor do livro “Movido pela mente” e criador de um boletim semanal sobre o tema no podcast Expresso, também foi o fundador do primeiro portal do segmento no País, o Mobilize Brasil e é vencedor de várias premiações, como o Prêmio Estadão PME - categoria Empreendedor Social. 
 
Ribeiro observou que as cidades, principalmente as metrópoles, foram pensadas e construídas para os automóveis e motocicletas, o que leva a um maior consumo de recursos e diminuição dos habitats naturais. Isso gera impactos negativos à cidade e ao planeta. “Uma solução é o planejamento urbano”, defendeu. 
 
Para ele, tudo deve ser pensado. Desde a localização de cada espaço, até mesmo as calçadas. “A disposição do local determina a necessidade e a distância dos deslocamentos de quem vive ali. Uma região compacta planejada, por exemplo, tem moradia, empregos, estudos e lazer, isso leva a maior infraestrutura, menores custos e traz maior conscientização ecológica”, afirmou. 
 
Ricky Ribeiro também trouxe sua história de vida. Ele contou que a expectativa de vida para pessoas com ELA era de dois a cinco anos. Nesse tempo, queria aproveitar a vida ao máximo e fazer algo que tivesse sentido para ele e para a sociedade. Foi nesse período que passou a dedicar todos os esforços à mobilidade urbana sustentável. “Trabalhar para um bem comum sempre me deu grande satisfação, e isso não mudou. A noção da brevidade me incentivou a criar um legado. Ser útil não depende dos movimentos e, sim, da minha força de vontade”, declarou.
 
Novas realidades
 
Na Sala Futuro, André Carvalhal (@carvalhando), especialista em design para sustentabilidade, abordou o tema “Prototipando o Futuro dos Negócios”. Consultor e idealizador de projetos especiais para empresas como Grendene, Unilever, Coca-Cola e Do Bem, Carvalhal é autor de quatro livros. O mais recente, “Como Salvar o Futuro”, é um dos mais vendidos da atualidade.
 
Carvalhal ressaltou que o sucesso das empresas depende cada vez mais do sucesso das pessoas e do planeta. A pandemia de Covid-19 fez explodir a necessidade de comunicação, de construir marcas com o público. 
 
“Tudo vem da natureza e é feito por pessoas e para pessoas. A pandemia mostrou o quanto dependemos das pessoas e dos recursos naturais. As empresas que entenderem essas mudanças e tiverem habilidade de se relacionar terão mais chances de sucesso”, previu Carvalhal.
 
O especialista destacou ainda a mudança de percepção dos consumidores: querem que as empresas tomem atitudes políticas, em vez de esperar pelo governo; têm maior probabilidade de comprar de empresas com missão social; e acreditam que uma empresa pode ter ações que aumentem os lucros e melhorem as condições sociais.
 
Segundo Carvalhal, o cenário exige reprogramação das empresas, com a reavaliação de rotas e produtos e a promoção da educação, inclusão e representatividade, além da transformação de políticas internas.
 
“E, como resultado, gerar engajamento e disponibilidade das pessoas, colaboradores, parceiros, de fazer parte de um grande movimento e ocupar uma posição de protagonismo. Construir novas narrativas”, ressaltou André Carvalhal.
 
A programação do último dia do Conecta 2021 teve ainda painéis sobre: Fail Fast, com Maria Teresa (Creditas) e Sidnei Zviejkovski (Conquer); e Gestão Inovadora e mais humana, com Camila Goytacaz (FGV), Felipe Goettems (Instituto Bem-Estar) e Sheila Sampaio (ABRH e Correio do Povo). Destaque também para entrevista com Ricardo Wagner, diretor de Trabalho Moderno e Segurança da Microsoft, sobre como a tecnologia pode ser mais inclusiva.
 
Parte dos conteúdos continua disponível na plataforma, para quem quiser rever ou assistir pela primeira vez. O Conecta 2021 tem o patrocínio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Biopark e Incubadora Santos Dumont, e apoio do Show Rural Coopavel e Maker.
(Assessoria)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!