Offline

Barreiristas ganham ouro no Brasileiro Loterias Caixa Sub-18
Atletismo
Publicado em 28/08/2021

O fluminense Thiago Resende Ornelas dos Santos (LUASA-SP) e a catarinense Lays Cristina Rodrigues Silva (Corville-SC) tiveram seus esforços reconhecidos na tarde deste sábado (28) ao vencer os 110 m e os 100 m com barreiras do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.

 

Os dois atletas estavam qualificados para o Campeonato Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, que se encerrou no domingo (22/8), no Karasani Stadium. Pelos critérios da competição, porém, cada país poderia ter apenas dois representantes por prova e o Brasil tinha outros atletas com melhores marcas e por isso ficaram fora da delegação brasileira e do Mundial.

 

“Fiquei muito triste no início, mas, como sou novo, decidi focar minha preparação no Sub-18. E fui recompensado. Melhorei minha marca nas semifinais com 13.80 (1.2) e na final, com 13.66 (1.0). Fiquei feliz com meu desempenho e agora é se preparar para o Sul-Americano Sub-18”, disse o atleta, de 17 anos, referindo-se ao torneio, marcado para os dias 25 e 26 de setembro, em Encarnación, no Paraguai. “Quero tentar bater o recorde brasileiro da categoria e se for possível o sul-americano”, comentou o atleta nascido em Macaé (RJ), que há um ano mora em Taubaté e treina com Rodrigo Pereira.

O recorde brasileiro é de Thiago Carahyba Dias, com 13.41, desde 2001. Já o sul-americano pertence ao colombiano John Edward Paredes, com 13.34, desde 2019.

 

No Brasileiro Sub-18 Gustavo Dala Pedra Cadan (Geração Atletismo Cianorte-PR) ficou com a medalha de prata, com 13.88, enquanto José Eduardo Mendes da Silva (Instituto Edson Luciano Ribeiro-SP), com a de bronze em 13.90.

Lays Christina garante não ter ficado muito abalada por não disputar o Mundial Sub-20. “A situação era clara e estou contente como o título do Sub-18 e por poder disputar o Sul-Americano”, lembrou a atleta de 17 anos, nascida em Joinville e que faz atletismo há 5 anos. “Meu objetivo desde criança era ser atleta.” 

 

Treinada por Alaor Cavalett, Lays venceu com o tempo de 13.89 (-0.7). Pamela Nievilly Santana da Silva (Sport Club do Recife-PE) ficou em segundo lugar, com 14.41, seguida de Natalia Campregher (APA/SECEL-Jaraguá do Sul-SC), com 14.44.

 

A paulistana Vanessa Sena dos Santos (Centro Olímpico-SP) teve uma tarde perfeita nesta sexta-feira. Ela venceu o salto em distância, com 5,87 m (-1.3), e passou para a final dos 200 m, prevista para este domingo (29/8), às 14:55. Ela obteve o melhor tempo das semifinais, vencendo a série 5, com 24.91 (1.0).

 

Medalha de bronze no salto em distância no Sul-Americano Sub-20 de Lima, em julho, quando obteve o seu recorde pessoal de 6,15 m (0.9), treina com o professor Alexandre Moratto. Alicia Barbosa Alves (AERO-RN) ganhou a prata, com 5,45 m (0.1) e Thaissa Ribeiro Batista (Sogipa-RS) o bronze, com 5,39 m (1.1).



Nos 5.000 m marcha atlética, a paranaense Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR) confirmou o favoritismo e completou a prova em 25:54:50. “O resultado não foi tão bom como eu esperava, mas a vitória foi muito importante”, afirmou a atleta de 17 anos. “Estava bem frio na largada e isso atrapalhou”, concluiu a marchadora, treinada por Rodrigo da Silva. Thaliane Janaína Miranda da Cruz (PM Colombo-PR) ficou em segundo lugar, com 26:58:83. Gabrielly Pereira Neves (CASO-DF) terminou com o bronze, com 27:18:22.

 

No decatlo, especialidade que fechou a etapa deste sábado, o mineiro Luiz Arthur Caetano Santos (APCEF/MG) foi o campeão e ganhador do troféu, com 6.426 pontos, ficando muito perto de seu recorde pessoal de 6.434 pontos. Além do título e da vaga para o Sul-Americano, o atleta de 17 anos comemorou um recorde pessoal na prova dos 400 m do decatlo, com o tempo de 50.55. “Fiquei muito feliz com o resultado. No ano passado fui vice-campeão. Estou curtindo muito as provas, mas é também muito sofrido”, comentou o atleta, treinado por Marcio Prudêncio.

 

Mayron Lucas dos Santos Gomes, também da APCEF-MG, comemorou o segundo lugar, com 5.887, seguido de Vitor Lazarim (Barra Bonita), com 5.811 pontos.

 

O APCEF-MG lidera a competição após quatro etapas com 84 pontos, seguida da AD Centro Olímpico-SP (76) e do IPEC-PR (64). A APCEF também lidera no masculino, com 53 pontos e aparece em terceiro no feminino, com 31 pontos. O Centro Olímpico é o primeiro no feminino (53 pontos). No masculino, a Corville-SC está em segundo (36 pontos), seguida por Luasa-SP em terceiro (29). O IPEC-PR também é o segundo colocado no feminino (39).



Sem público, por causa das restrições causadas pela pandemia, os fãs do atletismo podem acompanhar as disputas do último dia do Brasileiro pelo Canal Atletismo da TVNSports - CLIQUE AQUI

 

Ainda é possível doar 1 kg de alimento, em produtos não perecíveis, para a campanha da CBAt em benefício da Associação Casa Madre Teodora dos Idosos, de São Paulo. Os produtos devem ser entregues na tenda montada na entrada do local da competição. 

 

A coleta seletiva de lixo, com receptores para recicláveis e orgânicos, segue neste domingo (29/8). Uma empresa especializada controla a separação do lixo e fará um certificado informando o quanto e o que foi produzido nos três dias de competições.

 

Todas as informações como programa horário, histórico, atletas participantes e resultados podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI

 

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).

 

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

 

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

 

(Texto: CBAt. Foto: Carol Coelho/CBAt)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!