Uma noite Gloriosa no Estádio Nilton Santos! No retorno do torcedor alvinegro para casa, o Botafogo derrotou o Sampaio Corrêa por 2 a 0, no domingo (26), e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro Série B. Rafael Navarro e Luis Oyama marcaram os gols alvinegros na vitória.
Com a oitava vitória alvinegra seguida em casa, a equipe alvinegra alcançou os 47 pontos e passou o Goiás na tabela de classificação. O próximo desafio é contra Vitória-BA, na quarta-feira, às 21h30, no Estádio do Barradão.
O JOGO
Um dia especial no Nilton Santos! Após um ano e meio longe, o domingo foi de reencontro da torcida alvinegra com o Botafogo dentro da sua casa. Com uma atmosfera vibrante vindo das arquibancadas, o Fogão foi a campo para encarar um difícil desafio contra o Sampaio Corrêa na busca pelo objetivo final da temporada.
A partida começou e, como era de se esperar, um duelo de bastante embate físico e disputa pela bola se desenhou no início. O Sampaio foi o primeiro a ter uma chance de gol. Aos 5 minutos, Watson obrigou Diego Loureiro a fazer boa defesa no canto.
Durante a primeira etapa, a equipe comandada por Enderson Moreira foi entendendo o jogo adversário e, aos poucos, começou a crescer em volume. Aos 26, Diego Gonçalves mandou de cabeça por cima da baliza. Pouco depois, foi a vez de Marco Antônio fazer ótima jogada individual e arriscar direto para o gol. O arqueiro Mota fez a defesa.
No fim do primeiro, o Botafogo assumiu o controle das ações e foi para cima. Aos 39, Carlinhos recebeu de Diego Gonçalves, saiu cara a cara e finalizou para a defesa de Mota. Já maduro, o gol alvinegro não demorou a sair e veio com o artilheiro. Chay cobrou falta na área, aos 42. Navarro apareceu no meio dos zagueiros e testou no cantinho. Gol do Fogão e delírio da galera na arquibancada! Já com a vantagem no placar, o Glorioso também ficou em vantagem numérica em campo, quando viu Joécio ser expulso após entrada forte em Chay.
Após o intervalo, o Fogão voltou com o mesmo ritmo que finalizou os primeiros 45 minutos. Logo aos dois minutos, quase o segundo tento alvinegro. Marco Antônio recebeu na área e bateu forte, mas parou no goleiro. Na pressão, o Alvinegro teve um pênalti marcado a favor, mas anulado na sequência pelo VAR. Aos 8, Chay cobrou falta na área e Gilvan testou para fora.
E se o dia já era especial para o torcedor que voltou às arquibancadas do Nilton Santos, imagina para um que estreou em campo pelo time de coração? Aos 22, Enderson chamou e o alvinegro apaixonado, Rafael, foi para o jogo.
Sem perder o embalo, o Fogão seguiu construindo ataques para matar o duelo. Aos 21, Chay invadiu a área e manada para fora. Navarro, aos 23, também teve sua chance mas parou no goleiro do Sampaio. O segundo gol veio mesmo foi com o "Japa"! Aos 31', Carlinhos fez uma ótima enfiada de bola para Oyama atacar o espaço pela esquerda. O meia carregou e bateu para a área. A bola contou com um leve desvio e morreu no fundo das redes. 2 a 0 para o Fogão!
Com a boa vantagem no marcador, o Glorioso passou a fazer um jogo inteligente e seguiu chegando com perigo no ataque até o apito final. Diego Gonçalves, aos 34, acertou a trave. Ênio, após boa tabela pela esquerda, bateu cruzado e fez Mota trabalhar novamente.
Fim de partida. Mais uma vitória gigante do Alvinegro em casa. A oitava seguida dentro do seu território. O Fogão segue embalado e focado no objetivo máximo da temporada. Vamos para cima, Fogão!
(Texto: Botafogo. Foto: Vitor Silva/Botafogo)