Offline
Maringá agita o fim de semana com cinema, teatro e dança
15/10/2021 12:27 em Notícias de Maringá

A agenda cultural da Prefeitura de Maringá apresenta no final de semana espetáculos gratuitos de teatro, cinema e dança. A Secretaria de Cultura ampliará a agenda na próxima semana com apresentações aos domingos também. Sempre com medidas preventivas ao coronavírus, com álcool em gel disponível, obrigatoriedade do uso de máscara de proteção e distanciamento. 

 
Hoje (15), às 20h, tem o Convite ao Cinema com um clássico do cinema de autor, dos tempos em que o cinema iraniano atraía olhares de todo o mundo. Abbas Kiarostami lançou “Através das oliveiras” em 1994, três anos antes de seu hit “Gosto de cereja”. A obra usa o recurso do filme dentro do filme. Apresenta um ator e uma atriz que interpretam um casal em uma película, com interesse dele por ela fora das filmagens. 
 
“Um trabalho de pura poesia visual, numa dessas odes às coisas simples da vida, ao amor, ao cinema. A beleza do cinema de Kiarostami não tem tamanho”, comenta o coordenador do Convite ao Cinema, Paulo Campagnolo.
“Através das oliveiras” tem 1h39 de duração e conquistou prêmios em festivais nos Estados Unidos, Brasil, Itália, Singapura e Espanha.
 
TEATRO - O Convite ao Teatro apresenta hoje a peça “Eu existo”, com bonecos do grupo Anamá. No enredo, crianças em situação de rua, com seis personagens num dia na vida do menino Canelinha. 
 
DANÇA - Amanhã (16), às 20h, terá o Convite à Dança com o espetáculo “Flagelo, dos mares aos ares”, da Boreal Estúdio. É uma peça de dança circense inspirada na famosa história do navio Titanic. Mostra a diferença de classes, os relacionamentos, a viagem de esperança e o drama do desastre no final.
 
Abrindo a agenda da próxima semana, na segunda-feira (18), às 20h, o Convite ao Teatro online apresenta a peça “Menina das luzes”, de May Oliveira. Com transmissão pela página da Semuc no YouTube. No enredo, uma menina está presa na solitária de um manicômio e precisa lidar com problemas da sua vida. Drama inspirado em fatos que aconteceram no Hospital Psiquiátrico Colônia, de Barbacena (MG).
 
FOTOS - Também na segunda-feira abrirá a exposição fotográfica “Sonhante”, com fotos e edição de Esther Hall, curadoria de Lua Lamberti, produção de Leonardo Fabiano e design de Laura Cecílio. São 25 imagens relacionando o sonhar com aspectos pessoais das modelos fotografadas. A exposição é contemplada no Prêmio Aniceto Matti e fica no Centro de Ação Cultural até 19 de novembro. 
 
SERVIÇO
• Concite ao Cinema - “Através das oliveiras”
Hoje (15), às 20h, no auditório Hélio Moreira, na Praça Renato Celidônio, anexo ao Paço Municipal 
Debate amanhã (16), às 20h
 Link para filme e debate . 
 
• Convite ao Teatro - “Eu existo”
Hoje (15), às 20h, no Teatro Barracão,
na Praça Professora Nadir Cancian, Zona 7
 
• Convite à Dança - “Flagelo, dos mares aos ares”
amanhã (16), às 20h, no Teatro Reviver Magó,
na Praça Todos os Santos, Zona 2
 
• Convite ao Teatro online - “Menina das luzes
Segunda-feira (18), às 20h.   Link . 
 
• Exposição fotográfica “Sonhante”
Entre 18 de outubro e 19 de novembro
No Centro de Ação Cultural (CAC), na avenida XV de Novembro, 514
Entre segunda e sexta-feira, entre 9h e 11h30 e entre 13h30 e 17h; aos sábados entre 14h e 17h
(Andye Iore/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!