A garoa não atrapalhou o ânimo do turista que está no litoral e que pôde aproveitar o Rugby Day, realizado no Balneário Caiobá, dentro do Verão Paraná 2017. A modalidade foi a novidade do sábado (28) dentro do projeto do Governo do Estado, que tem alcançado grande sucesso nesta temporada.
O evento contou com atividades que apresentaram as regras e peculiaridades do esporte e foram conduzidas pelos atletas do Curitiba Rugby Clube, atual campeão nacional no masculino (Super 8) e no feminino (Super Sevens).
Try - que é a pontuação principal no rugby - e tackle - que é quando um atleta intercepta o adversário com técnica de impacto, por exemplo, foram algumas das palavras novas incorporadas de maneira prática e lúdica no vocabulário de aproximadamente 40 veranistas, de todas as idades, que participaram.
As grandes atrações do evento foram Gustavo Albuquerque, o Rambo, que disputou a Olimpíada Rio 2016, e Juliana Carneiro, também jogadora da seleção brasileira. Ambos foram bolsistas no ano passado do Talento Olímpico do Paraná, programa de bolsa-atleta da Secretaria do Esporte e do Turismo, o maior em nível estadual do gênero no país.
Falando sobre a modalidade, Rambo disse que, para o rugby deslanchar no Brasil, "é necessário que a modalidade tenha cada vez mais exposição por parte da mídia, principalmente na TV aberta".
A éParaná, rádio e TV, divulgou toda a programação do evento ao longo da semana e enviou uma equipe de reportagem para acompanhar as atividades. "O projeto Verão Paraná está de parabéns e eu acho que ele deve continuar e sempre promover ações como esta".
Para Juliana Carneiro é muito importante eventos como este para a divulgação do rugby para pessoas que nunca tiveram contato com o esporte. O rugby é muito importante por causa dos valores que carrega, como respeito, integração, trabalho em equipe. Cada pessoa que passou por aqui com certeza está levando um pouquinho do esporte e desses aprendizados para casa", concluiu.
A coordenadora pedagógica do Curitiba Rugby, Leca Jentzsch, falou do progresso que a modalidade vem tendo. "Nesta época do ano, acontecem outros torneios festivos em cidades como Itajaí (SC) e Rio de Janeiro. Na sequência, os atletas iniciam os treinamentos visando a temporada, que começa em março e tem calendário ao longo de todo o ano". Segundo ela, na América do Sul, "os argentinos ainda estão à frente dos brasileiros no rugby, mas aos poucos isto será revertido".
Leca já ganhou, com o projeto Vivendo o Rugby (VOR), o Spirit Of Rugby Award 2014, prêmio da International Rugby Board - IRB, autoridade máxima do esporte no mundo. A premiação é concedida a projetos cujo enfoque está no aspecto social. Este fato destaca também o apoio que o Curitiba Rugby, através do VOR, tem dado às categorias de base.
O Rugby Day foi mais uma atração esportiva no Verão Paraná nas areias da Praia Brava de Caiobá, ao lado das instalações da éParaná (Av. Atlântica 1.000). O local já sediou nesta temporada os Desafios das Estrelas do Vôlei, que teve o campeão olímpico Giba, e do Futebol, com a participação de craques que fizeram história nos clubes paranaense, como Paulo Rink, Saulo, Ademir Alcântara e Dagoberto.
O Verão Paraná é uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo, Sanepar, Copel Telecom, Detran, éParaná, Fecomércio, CREF9/PR, Federação do Desporto Escolar do Paraná, UEGA e prefeituras de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba.