Offline
Secretários municipais de Londrina visitam nova sede do SAMU em construção
19/10/2021 18:12 em Notícias do Paraná

Nesta terça-feira (19), os secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, e de Saúde, Felippe Machado, foram acompanhar o andamento das obras de construção da nova sede do SAMU. Juntamente com engenheiros da Prefeitura e da empresa responsável pelas obras – a MTX Construções – eles puderam verificar os avanços neste espaço, que fica na Avenida Dez de Dezembro, esquina com Rua Potiguares, próximo ao Terminal Rodoviário de Londrina.

A edificação do prédio novo está sendo realizada em um terreno com área total de 4.716 m², e a obra terá metragem de mais de 2 mil m², com 1.670 m² de área construída e reforma de mais 430 m². Com as obras, o SAMU ganhará uma sede centralizada, ampliada e moderna para atender a população. Os serviços atualmente são distribuídos em três bases com endereços diferentes. Por isso, a construção da nova sede, em uma área privilegiada, permitirá agilizar e qualificar ainda mais os processos de trabalho.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, esta é uma obra de grande importância para a saúde pública de Londrina e região, já que o SAMU atende uma abrangência de mais de 20 municípios, prestando serviços a cerca de um milhão de habitantes. “A avaliação da visita é positiva, pois estamos vendo a obra avançar e ganhar corpo. A parte do novo prédio em construção já tem sua estrutura feita e agora está sendo trabalhado na parte interna, entre outras melhorias em execução. Todo mundo ganhará com a nova sede do SAMU, que será fundamental para aprimorar ainda mais os serviços de excelência prestados para salvar a vida de tantos moradores da nossa região”, salientou.

Canhada informou que a obra está prevista para ser entregue no dia 19 de dezembro de 2021, após a Prefeitura ter concedido um aditivo de prazo para a empresa contratada. Segundo ele, a obra estava prevista para ser entregue em setembro, mas houve alguns imprevistos considerados como aceitáveis para uma obra deste porte. “Foi preciso alterar, por exemplo, o projeto da rampa de acesso à área do heliponto, para que as ambulâncias possam acessá-la de forma mais segura e rápida, o que faz diferença no momento de uma urgência. Também houve problemas no fornecimento de alguns materiais, incluindo o aço, entre outros ajustes pequenos no projeto original. A obra está sendo bem executada, existe um compromisso da empresa de entregar essa obra importante até o final deste ano, e reafirmamos a eles essa necessidade de cumprimento do contrato. Acreditamos que o prazo será suficiente e não iremos aceitar mais atrasos sem justificativas”, contou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que a nova sede permitirá a operação dos serviços em um mesmo local. “Temos hoje três bases do SAMU de forma descentralizada, ou seja, em diferentes unidades. Com a sede unificada, teremos as bases de regulação, de ambulâncias e veículos, e também o SAMU Aeromédico, tudo aqui neste imóvel. A expectativa é que tenhamos cerca de 200 profissionais trabalhando neste local, que irá operar durante 24h. Teremos em Londrina a sede mais moderna do SAMU no Paraná, e entre as mais modernas do Brasil. O local foi escolhido estrategicamente por ser de fácil acesso a todas regiões da cidade, o que faz muita diferença no tempo-resposta de urgência e emergência. Teremos ganhos para nossos servidores e, principalmente, para a população que depende deste serviço”, destacou.

Ainda segundo Machado, o funcionamento da nova sede deve ocorrer em 30 a 40 dias após a entrega das obras pela empresa. “Tudo está caminhando dentro do esperado e, em breve, nas novas instalações, buscaremos dar mais celeridade aos atendimentos. A cidade hoje opera com quatro ambulâncias acima do que preconiza o Ministério da Saúde, utilizando recursos próprios municipais. Isso mostra que temos a saúde como uma prioridade. Além de termos oito ambulâncias rodando conforme pede o governo federal para cidades do nosso porte, ainda temos essas quatro ambulâncias extras disponíveis para uso diariamente”, detalhou.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

As obras – A Prefeitura está investindo cerca de R$ 4,5 milhões para realizar as obras. Os recursos são provenientes do Governo do Estado com contrapartida do Município. A nova sede contribuirá para aprimorar os fluxos de atendimento do SAMU. A estrutura abrange estacionamento para a frota de ambulância, heliponto de atendimento aeromédico, alojamento, refeitório, recepção, banheiros com acessibilidade, sala do Complexo Regulador de Urgência, sala de rádio, salas de coordenação médica e enfermagem, salas administrativas e de reuniões, salas de treinamento, auditório e salas de apoio, entre outros espaços.

Foto: Vivian Honorato / N.Com

A construção da estrutura de concreto do novo prédio, que terá um piso térreo e mais três andares, está caminhando para as etapas finais. As equipes agora estão trabalhando na execução da laje do terceiro andar. Também estão em andamento serviços para edificação de alvenaria e da parte hidráulica, bem como intervenções para execução da caixa de elevador do prédio. O cercamento dos fundos da sede, em muro palito, está cerca de 70% construído. Uma antena de transmissão, com mais de 40 metros de altura, já foi instalada. A área onde será feito o heliponto, aos fundos do piso térreo, está sendo preparada para a implantação de concreto armado.

As estruturas antigas, que já existiam no terreno, onde antigamente havia um posto de gasolina, estão sendo revitalizadas. Toda a cobertura do imóvel foi trocada e foram realizadas demolições e retiradas de algumas partes, para que o prédio ganhe novo revestimento e recebe as adequações necessárias.

(Fonte: N.Com/PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!