Offline
João Campos e Eduardo Paes, prefeitos de Recife e Rio, estarão amanhã no Educa Week
20/10/2021 08:57 em Notícias do Brasil

Amanhã (21), no Educa Week, maior evento da área de educação do País, será dia de discutir estratégias e maneiras de diminuir os impactos da pandemia nas escolas públicas, o setor mais prejudicado com o distanciamento social e a falta de estrutura para manter as aulas on-line.

Para falar sobre a situação da educação nos municípios, o Educa Week traz, às 18h30 desta quinta-feira, os prefeitos de Recife, João Campos, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

 “A educação pública vem passando por uma série de mudanças e tem de se adaptar muito rapidamente para atender às novas diretrizes estabelecidas pelo governo”, avalia o CEO do Educa Week Marcos Talarico. “Para completar, conta com recursos financeiros cada vez mais escassos ou, simplesmente, insuficientes para tal missão, sem esquecer dos problemas estruturais, que foram ampliados durante a pandemia”,

Em sua 6ª edição, Educa Week vai reunir cerca de 150 autoridades, líderes e ativistas do país, além de grandes especialistas internacionais da área (das universidades de Harvard e Stanford), durante seis dias.

A programação totaliza 36 painéis, com temas pautados nas novas demandas educacionais, geradas e impulsionadas pela pandemia.

O Educa Week 2021 acontece entre os dias 18 e 23 de outubro, das 8h30 às 21 horas; sábado, das 8h30 às 20h. O evento é totalmente on-line e gratuito, permitindo a participação de pais, estudantes, professores e gestores, que irão compartilhar experiências e traçar estratégias para conviver com o novo cenário que a pandemia trouxe para todos. Para participar, basta acessar: www.educaweek.com.br

João Campos, 27 anos, prefeito de Recife, é o prefeito mais jovem da história do município e, também, o mais jovem entre as capitais do Brasil. Sua participação no setor de educação sempre foi intensa. Em 2018, ele se elegeu como deputado federal mais votado da história de Pernambuco e teve como destaque na sua atuação na Câmara dos Deputados coordenar a Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do MEC. Em sua posse como prefeito de Recife em 2021, Campos afirmou que sua prioridade seria a educação pública.

Já Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, assumiu um compromisso com professores e com a educação da capital fluminense para que ocorra a diminuição das desigualdades entre as escolas públicas e privadas da cidade. Ele promove lives com frequência levando convidados para discutir caminhos para a educação pública no Rio de Janeiro. O prefeito estruturou a volta às aulas presenciais, juntamente com o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, que por sua vez estará presente no painel que acontecerá às 14h30, onde debaterá os desafios da implantação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas

Em tempo: com o ensino remoto, uma parcela expressiva dos estudantes do País não possuía meios de acessar a internet, o que só aumentou a desigualdade entre alunos de escola pública e rede privada.

“Em meio ao cenário educacional conturbado, os impactos no ensino são vários e vão desde falta de acesso e estrutura tecnológica até problemas socioemocionais”, ressalta Ismael Rocha, diretor acadêmico do Institute of Technology and Education (Iteduc) e diretor pedagógico do Educa Week.

Veja a programação do Educa Week para o dia 21/10:

Painel: Abertura: Educação pública de qualidade.

Quando: 21 de outubro, às 8h30.

Mediação: Renato Casagrande, presidente do Instituto Casagrande; Cláudia Costin, diretora da CEIPE FGV; prof. dr. Ismael Rocha, diretor acadêmico do ITEDUC.

Convidada: Ana Maria Diniz, presidente do Conselho do Instituto Península.

Resumo: Os alunos da rede pública foram os mais impactados pela pandemia pela falta de acesso à internet para participar de atividades remotas. Com isso, a evasão escolar disparou na escola pública.  Elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas é hoje altamente desafiador.  Esse e outros assuntos serão debatidos pelos painelistas.

Como participar:

(Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!