Offline
Chefs promovem indicações geográficas paranaenses em evento nacional de gastronomia
27/10/2021 16:11 em Notícias do Paraná

Produtos característicos do Paraná que têm o selo de Indicação Geográfica (IG) viajaram na mala da chef de cozinha Vania Krekniski até Belém, Pará, e foram apresentados em pratos culinários no norte do Brasil. A ação, realizada no último sábado (23), estimulou a troca cultural, ampliou o interesse e a visibilidade das IGs e vai ajudar a abrir portas para futuros negócios. 

Foram levados os produtos com registro de IG que são o café do Norte Pioneiro, o queijo de Witmarsum, o melado de Capanema, a erva-mate São Matheus – do sul do Paraná, e a bala de banana de Antonina. Protocolados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e aguardando retorno sobre o registro, a cachaça e aguardente de Morretes e os vinhos de Bituruna também marcaram presença. 

“É ótimo ver pratos produzidos com as IGs sendo apresentados para um novo público, pratos que tem tudo a ver com a origem, onde está situado o restaurante, os produtos utilizados. Isso agrega valor ao produto, dá visibilidade ao chef e solidifica o trabalho que estamos fazendo no fórum Origens Paraná. Os chefs fazem parte das reuniões e tem acesso aos produtores, que estão contando e mostrando os seus produtos durante todo o tempo”, afirma a coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães. Informações sobre o movimento podem ser acessadas no portal do Origens Paraná

Outros produtos que não possuem IG, mas são de origem paranaense foram levados, como o pinhão, a camomila, a cracóvia e o mel da mata atlântica. 

Responsável pelo Limoeiro Restaurante, em Curitiba, a chef Vania foi para Belém participar do evento Fartura Gastronomia du Brasil. “Estou muito feliz de levar a nossa cultura, os nossos insumos para a região Norte e contar um pouco sobre nós. É importante trocar experiências, não é só a gente ir e fazer a comida. É interagir, contar a história do prato, dar dicas e ensinar como fazer nossos pratos típicos”, diz. 

Mais de 120 profissionais de gastronomia participaram do evento, que teve abrangência nacional e foi realizado em todos os estados brasileiros. Segundo a chef, essa troca de conhecimento é fundamental para todos os envolvidos, inclusive para os produtores, cujos produtos foram levados a um novo público.
 
“Eles são muito beneficiados quando levamos nossos pratos até o local. É como se fosse um designer de interiores que vai até uma localidade e coloca um olhar diferente, criando novas experiências para o consumidor. Isso agrega valor ao prato e pode gerar um volume maior de vendas. Por isso é importante divulgar e gerar novas conexões”, comenta. 

Para a produção dos pratos, foram utilizados tanto produtos paranaenses quanto produtos típicos locais. Entre eles estão o peixe filhote e as frutas maniçoba, cupuaçu e taperebá.

Indicações Geográficas 
Atualmente, o Brasil possui 88 Indicações Geográficas registradas de produtos como vinhos, espumantes, frutas, farinhas, artesanato, minerais, produtos têxteis, entre outros. No ano passado, o Sebrae fez o diagnóstico de 120 territórios com potencial de reconhecimento do INPI e identificou que 80 deles têm potencial para obter o registro nos próximos anos. Além de valorizar a região e o produto, a IG confere maior acesso a novos mercados com valor agregado e promove o desenvolvimento das localidades que se tornam polos de atração turística.

O Paraná possui nove produtos com o registro de IG. São eles a bala de banana de Antonina, o mel do Oeste do Paraná, o melado de Capanema, a goiaba de Carlópolis, o mel de Ortigueira, o queijo de Witmarsum, a erva-mate São Matheus - do sul do Paraná, a uva de Marialva e o café do Norte Pioneiro.

Conheça o menu preparado pela chef: 
- Primeira entrada: Camarão, calda de taperebá, palmito, açaí , frutas da região e melado;
- Segunda entrada: Polenta, queijo marajó maçaricado, carne seca;
- Primeiro prato: Filhote na crosta de pinhão e risotto de limão;
- Segundo prato: Varenyky recheado com maniçoba, molho de porco e butiá;
- Primeira sobremesa: Torta de requeijão, creme de cupuaçu e erva mate;
- Segunda sobremesa: Açaí, chantilly de bala de banana e maracujá.

(Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!