No sábado, 30 de outubro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), foi dada a largada às competições de atletismo desta histórica edição dos Jogos Escolares Brasileiros. Foram realizadas provas de qualificação no lançamento de disco masculino, arremesso de peso adaptado masculino e feminino, marcha atlética feminina de 3.000 metros, lançamento de martelo feminino, semifinal dos 80 metros rasos feminino e masculino, além do pentatlo feminino com provas de 80 metros sobre barreiras e salto em altura.
Nos esportes adaptados, uma das grandes novidades desta edição do JEB’s, a disputa foi acirradíssima. Emilia Carolina da Silva, de São Paulo, conquistou o ouro com arremesso de 5,72m, enquanto a prata ficou com Gabriela Gomes Tavares, de Tocantins, e o bronze com Iasmin da Silva Souza, do Pará. No masculino o catarinense Josué Diamantina Alves ficou com o primeiro lugar com arremesso de 9,61m e completaram o pódio o paranaense Victor Hugo Moreira Marcelino e Kaysson da Cruz Rosa, de Tocantins.
A garra e a perseverança também tomaram conta da marcha atlética feminina de 3.000 metros, com duas representantes do Distrito Federal no pódio: primeiro e terceiro lugar. Atingindo a marca de 17min52s70, Mychelle Rodrigues de Souza levou o ouro. A paranaense Maria Clara Chaves ficou com a prata e Beatriz Lopes com o bronze.
O lançamento de martelo feminino completou o dia de medalhas com a paranaense Kimberly Cristiny de Souza no topo, após atingir marca de 45,16m, seguida de Bianca Rodrigues da Cunha, de Minas Gerais e Kaline Joyce da Silva, de Pernambuco.
O maior evento de esportes estudantis da América Latina ainda reservou fortes emoções no primeiro dia do pentatlo feminino com a mineira Nayane Izabel Braga fechando o pódio parcial com 1082 pontos e na busca pelo tão sonhado ouro no JEB’s 2021.
(Fonte: Comunicação JEBs)