Pâmela Rosa e Lucas Rabelo vão representar o skate brasileiro no Pan Júnior de Cali
07/11/2021 15:01 em Skate

Pâmela Rosa e Lucas Rabelo serão os representantes da modalidade na primeira edição da história dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecem em Cali, na Colômbia, entre 25 de novembro e o 5 de dezembro. Segundo a Confederação Brasileira de Skate (CBSk), os atletas garantiram a vaga com base na colocação no ranking da World Skate (federação internacional) e respeitado o limite de idade para o evento - 22 anos até 31/12/2021.

Com 22 anos, Pâmela sagrou-se campeã mundial em 2019, no Brasil, e, ao lado de Rayssa Leal e Leticia Bufoni, representou o skate street nacional na estreia da modalidade nos Jogos Olimpícos de Tóquio. Além do título mundial, ao longo da corrida classificatória para Tóquio, a skatista foi bicampeã do Dew Tour (2019 e 2021), campeã do STU Open (2019), venceu a etapa de Londres do Circuito Mundial de Street (2019) e ficou em segundo lugar na etapa de Los Angeles do Circuito (2019).

"Sempre uma honra representar meu país. Expectativa é estar bem fisicamente e dar o meu melhor. Venho me recuperando, adquirindo ritmo e estou trabalhando muito para chegar 100% na Colômbia", destaca Pâmela Rosa.

Um dos nomes de destaque da nova geração, Lucas Rabelo, também com 22 anos, integrou a Seleção Brasileira de Skate no período classificatório para os Jogos de Tóquio. O skatista ficou com o terceiro lugar do STU Open (2019) e chegou até o último evento da corrida olímpica (Mundial de Street 2021 - Roma-ITA) disputando uma das três vagas do Street masculino. Lucas é o atual 24º do ranking mundial masculino - a princípio, a vaga seria de Giovanni Vianna, 19º do ranking. Mas o skatista está em recuperação após passar por uma cirurgia no joelho.

“Estou muito feliz e ansioso em participar dos Jogos Pan-Americanos Júnior. Eu sempre tive o sonho de representar o Brasil em eventos importantes e este com certeza vai ser marcante. Vou dar o meu máximo para levar o ouro para o Brasil”, comenta Lucas Rabelo.

Nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021, o skate será representado pela modalidade Street. Os dois skatistas brasileiros serão acompanhados por Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Street.

As disputas acontecerão no dia 26 de novembro, no Skate Park Calida, com final direta composta por 8 skatistas no feminino e 8 no masculino. As finais seguirão o formato olímpico: duas voltas de 45 segundos e 5 tentativas de manobra – pontuação final composta pela soma das 4 maiores notas. 

Os medalhistas de ouro – 1 vaga no feminino e 1 no masculino - garantem classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago (Chile). Na capital chilena, o skate fará a estreia entre as modalidades do evento, assim como já aconteceu neste ano durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os Jogos Pan-Americanos Júnior terão cerimônia de abertura dia 25 de novembro e contarão com quase 4 mil atletas de 41 países, que competirão em 27 modalidades; os participantes terão entre 14 e 22 anos (até 31/12/2021). Originalmente, o evento estava marcado para setembro, mas as disputas foram adiadas por conta da pandemia do Covid-19.

(Texto: COB. Foto: Vander Roberto/COB)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!